Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa

27/11/2014 - Igualdade
Roda de capoeira é patrimônio da Humanidade
Unesco reconhece a capoeira brasileira como patrimônio cultural da humanidade

foto/divulgação: COPPIR

capoeira

Na data de ontem, na 9º Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda, que é realizada na sede da UNESCO em Paris, foi aceita a inscrição do Brasil, elaborada pelo IPHAN, para reconhecimento da Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A Capoeira recebeu o título de patrimônio cultural brasileiro, registrado pelo IPHAN em 20/11/2008, e a partir dai, foi construido o dossiê para a inscrição no âmbito internacional.

A roda de capoeira é símbolo da resistência da população negra no Brasil. Chegou a ser proibida, sob pena de severas punições, na época da escravidão, mas sua prática sobrevie até hoje em todos os cantos do Brasil.

As rodas de capoeira se espalham pela Ilha, sendo que a roda do mercado público, organizada pela Capoeira Palmares, acontece a 27 anos.

Para comemorar o título, a COPPIR em parceria com o IPHAN, realizou na data de ontem um evento com mestres e praticantes da capoeira, com a apresentação do filme utilizado para a inscrição junto à UNESCO. E é claro que não faltou uma roda de capoeira no calçadão.

Veja neste link um dos filmes produzidos pelo MINC :  https://www.youtube.com/watch?v=bb4q3KCcxGU

Este título, além de representar a valorização desta herança cultural africana, obriga ao poder público a buscar meios de salvaguarda para esta expressão cultural.

Salve a Capoeira!


galeria de imagens