Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa

04/12/2014 - Igualdade
Coordenadora de Igualdade Racial participa de encontro de balanço da gestão da SEPPIR 2011/2014
Encontro reúne gestores de igualdade racial de todo o Brasil

foto/divulgação: COPPIR

SEPPIR

No último dia 3 de dezembro a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República - SEPPIR, reuniu em Brasília gestores da política de igualdade racial de Estados e Municípios com o objetivo de apresentar os avanços obtidos nos últimos 4 anos de gestão. O encontro também propiciou o debate e a troca de experiências entre os gestores do país. A Coordenadora de igualdade racial, Flavia Lima, participou do evento representando o município de Florianópolis.

A Ministra Luiz Bairros, a frente da SEPPIR desde 2011, ressaltou as principais conquistas alcançadas em relação às políticas públicas voltadas para a população negra, quilombolas e comunidades tradicionais. Entre os destaques está a política de cotas para o serviço público federal,  inclusão da população negra na produção, difusão e democratização do acesso ao fomento e participação na constituição de políticas públicas de cultura, através dos recursos disponibilizados pelo MInc e o investimento do BID no fortalecimento do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial -- SINAPIR, no valor de 602 mil dólares, através de Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Banco e a SEPPIR.

Na mesma oportunidade foi lançado o livro "Situação da população negra por Estado" elaborado pelo IPEA. O estudo apresenta indicadores construídos a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), nos anos de 2001 e 2012, de acordo com os eixos: características das famílias; escolaridade; trabalho e renda; e seguridade social.

Para o próximo ano, o desafio será a implementação do SINAPIR, que possibilitará o fortalecimento dos órgãos de promoção da igualdade racial de Estados e Municípios.

No dia 2 de dezembro os conselheiros do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial tomaram posse, e no dia seguinte, uniram-se aos gestores no evento da SEPPIR.


galeria de imagens