Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa

11/02/2015 - Igualdade
OAB cria Comissão da Verdade da Escravidão
Coordenadora é nomeada membro da Comissão

foto/divulgação: OAB

Posse dos Membros da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil

Os membros da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil tomaram posse na última segunda-feira (9). A Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Flavia Helena de Lima, foi nomeada membro da Comissão, que possui 39 advogados de diversos estados do Brasil.


O objetivo é fazer o resgate histórico do período e a aferição de responsabilidades, além de demonstrar a importância das ações afirmativas como método de reparação ao povo negro. Em seu discurso, o presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Coelho, afirmou que “ser negro no Brasil infelizmente significa acessar menos direitos e sofrer mais violência”. 

Também foi aprovado pelo plenário o encaminhamento de sugestão ao governo federal para que crie comissão semelhante, para atuar nos moldes do que faz hoje em dia o grupo que apura os crimes cometidos durante a ditadura militar.

Como representante do Estado de Santa Catarina na Comissão, a coordenadora Flavia Lima pretende obter importantes informações sobre o período escravista no Estado e especialmente na Capital. Este resgate histórico será importante para o fortalecimento das políticas públicas para a população negra do município.

Abaixo, lista dos membros da Comissão:

Humberto Adami Santos Júnior, Carlos Alberto De Souza e Silva Júnior, Eunice Aparecida de Jesus Prudente, Jorge Lopes de Farias, Jorge Luis Terra da Silva, José Vicente, Laura Taddei Alves Pereira Pinto Berquó, Marco Antonio Zito Alvarenga, Maria Da Penha Santos Lopes Guimarães, Raimunda Luzia de Brito, Samuel Santana Vida, Sandra Cristina Machado, Silvio Luiz de Almeida, Vera Lucia Santana Araújo, André Ricardo Cruz Fontes, Antônio Gomes da Costa Neto, Carlos Alberto Caó Oliveira dos Santos, Carlos Nobre Cruz, Cláudia Reina, Eduardo Araujo de Souza, Elisa Larkin, Elzimar Maria Domingues, Evandro Piza Duarte, Flavia Helena de Lima, Guaraci De Campos Vianna, Hebe Maria da Costa Mattos Gomes De Castro, Helena do Socorro Campos da Rocha, Ivete Alves do Sacramento, João Jorge Santos Rodrigues, Jorge da Silva, José Antônio Ventura, Julio Cesar de Tavares, Marcelo Dias, Maria das Graças Santos, Neivaldo de Lima Virgilio, Nilson Bruno, Nívea Mônica da Silva, Noelia Castro de Sampaio e Wilson Prudente.