Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa

08/11/2011 - Social
Cineasta Joel Zito Araújo em Santa Catarina
O evento é aberto ao público em geral e gratuito

foto/divulgação:

A convite da Prefeitura de São José, via Secretaria de Educação, o diretor Joel Zito Araújo estará na Sala Cine Nação, dia 12 de novembro (sábado), exibindo filme e conversando com o público, marcando a abertura do projeto “Consciência Negra Em Cena”, em São José, e o Mês da Consciência Negra em Santa Catarina e no Brasil.

 

O evento é aberto ao público em geral e gratuito.

 

O DIRETOR

JOEL ZITO ARAÚJO - Joel Zito realizou, desde 1984, 24 documentários e 22 médias metragens. Dirigiu o documentário e lançou o livro A Negação do Brasil, sobre a participação de atores negros na televisão. Cineasta e pesquisador, é doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP e fez pós-doutorado no departamento de rádio, TV e cinema e no departamento de antropologia da University of Texas, em Austin, nos Estados Unidos.

 

OS FILMES DO DIRETOR JOLE ZITO ARAÚJO QUE SERÃO EXIBIDOS NO PROJETO:

1 - FILHAS DO VENTO (LONGA): Considerado o maior elenco negro do cinema brasileiro, o filme "Filhas do Vento" ganhou oito prêmios em Gramado, em 2004: diretor, atriz (Ruth de Souza e Léa Garcia), ator (Milton Gonçalves), ator coadjuvante (Rocco Pitanga), crítica e atriz coadjuvante (Thalma de Freitas e Taís Araujo).

 

2 - VISTA MINHA PELE (CURTA): “Vista a Minha Pele” é uma divertida paródia da realidade brasileira. Serve de material básico para discussão sobre racismo e preconceito em sala de aula. Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são Alemanha e Inglaterra, enquanto os países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique.

 

 

Mais informações: (48) 9992-9209


galeria de imagens