15/09/2016 - Defesa Civil
Ressaca deixa PMF em alerta nesta 5ª e 6ª
Nível da maré provoca transtornos principalmente no trânsito

foto/divulgação: James Tavares

Avenida da Saudade, cheia de água

A Prefeitura de Florianópolis mantém em alerta todas as Secretarias, principalmente Defesa Civil e Guarda Municipal, para orientação e atendimento à população atingida pela ressaca desta quinta-feira (15) e que deverá ocasionar novos reflexos durante a madrugada e tarde de sexta-feira (16).

 

A determinação do prefeito Cesar Souza Junior é que todos os órgãos de atendimento permaneçam em plantão permanente até o fenômeno passar, quando será feito um completo levantamento das áreas atingidas, bem como prejuízos e necessidade de recuperação. 

A orientação da PMF é que as pessoas evitem deslocamentos nesta sexta-feira, quando a maré voltará a subir entre 2 e 3 horas da madrugada e novamente a partir das 15 horas.

 

Motoristas devem evitar pontos críticos no Sul e Norte da Ilha. Houve registro de alagamentos e congestionamento na avenida da Saudade, SC-401, SC-405 e Rio Tavares, Gustavo Richard e avenida das Nações, em Canasvieiras.

 

O primeiro pico da maré alta ocorreu por volta das 14 horas, atingindo 1,7 metro e ultrapassando a normalidade de 1,2 metro. A previsão é que o nível do mar baixe gradativamente até às 21 horas, porém novos eventos devem ocorrer.  

 

O chefe do Setor de Atividades Técnicas (SAT) da Defesa Civil municipal, Luiz Eduardo Machado, explicou que um conjunto de fatores ocasionou o fenômeno, gerando transtornos principalmente no trânsito em importantes acessos da cidade. Algumas casas próximas à costa também foram alagadas.  

 

“A costa de Florianópolis e de todo o litoral catarinense está sendo influenciada por quatro fenômenos: a maré alta, o mar agitado que gerou um empilhamento das ondas pela força do vento, a maré astronômica e ainda a influência da lua cheia. Não há o que fazer para evitar, além de manter o monitoramento e orientação constante. A maré deve baixar gradativamente até as 21 horas; depois começa a subir novamente, até ultrapassar o nível normal”, disse.

 

Moradores devem ficar alertas

 

A orientação da Defesa Civil é para que as pessoas evitem transitar pelos pontos críticos da cidade. Moradores em regiões com registro de alagamentos devem reforçar a atenção, erguer os móveis e manter os carros em local seguro, até que o fenômeno passe. Segundo a Defesa Civil, algumas casas foram alagadas, mas até o momento os transtornos maiores estão concentrados no trânsito.

 

A Polícia Militar Rodoviária e a Guarda Municipal estão monitorando as vias alagadas. Segundo o comandante da Guarda Municipal, Alex Silveira, o trânsito na avenida da Saudade teve de ser desviado entre as 15 e 16h30, sendo posteriormente liberado. Novas interrupções podem ocorrem. Guardas municipais estão em alerta nas ruas, orientando o tráfego. 


galeria de imagens