Defesa Civil

25/02/2010 - Segurança
Cerca de 200 pessoas participaram da I Conferência Municipal de Defesa Civil
Prefeito, Vereadores, Deputados, Órgãos Públicos, Defesa Civil Municipal e Estadual, Sociedade Civil Organizada, Corpo de Bombeiros e população participaram do evento e contribuíram para a conscientização da prevenção na diminuição do sofrimento de famílias que podem ser atingidas pelos eventos climáticos.

foto/divulgação: Giancarlo Gemelli

Autoridades presentes na Conferência

A 1º Conferência teve como principal objetivo tratar das questões referentes as ações realizadas pela Defesa Civil nos últimos eventos climáticos. Os resultados, pontos fracos, pontos fortes, ações de prevenção e diminuição das áreas de risco em nosso município foram divulgados e debatidos pelos participantes do evento.

 

Para a população em geral, as ações da Defesa Civil são pontuais e só evidenciadas em acontecimentos graves, mas, os números registram uma visão diferente desta. No ano de 2009, a Defesa Civil Municipal de Florianópolis realizou 875 atendimentos, em dias de chuvas, ventos e também de sol.

 

Presente como palestrante, o bombeiro comunitário, professor-mestre Charles Schnorr falou sobre importância da integração da sociedade civil com Bombeiros Militares, Bombeiros Comunitários e Bombeiros Voluntários, sem esquecer da necessidade de capacitação. “Prevenção deve ser o estado de espírito, uma filosofia de atuação, uma prevenção para e não uma prevenção contra”, afirmou o professor.

 

Na sequência, Major Márcio Luiz Alves, diretor da Defesa Civil Estadual, reforçou as atuais ações que o órgão realiza, e falou sobre a parceria com conselhos comunitários, preparação de agentes civis. Reforçou ainda aonde a Defesa Civil deve trabalhar na prevenção e capacitação da população .

 

Roberto Pértile, agente voluntário de Defesa Civil e Coordenador do Grupo Ecologia Ativa, do Instituto Nova Acrópole, falou sobre a atuação dos Agentes Voluntários de Defesa Civil, as realizações dos voluntários no ano de 2009.

 

Nos momentos finais, os participantes formaram quatro grupos para a discussão de temas sobre:

  • Gestão de risco e a defesa civil, planejamento, plano de ação, monitoramento e controle;
  • Estratégia de motivação comunitária vinculada a Defesa Civil;
  • Atuação de agentes voluntários na Defesa Civil;
  • Formação vidando a prevenção.

 

E no encerramento foram definidos 31 delegados divididos entre Defesa Civil, Sociedade Civil Organizada e Órgãos Públicos. Os delegados municipais terão a função de eleger os delegados estaduais na Conferência de Defesa Civil Estadual que acontece no dia 3 de março.