Defesa Civil

07/06/2014 - Defesa Civil
Morro do Horácio recebe curso da Defesa Civil
Intenção é criar o segundo Nudec para enfrentar condições climáticas adversas

foto/divulgação: Roberto Machado

Associação de Moradores participou da reunião

Seis encontros, uma vez por semana, com duração de duas horas, é a carga horária do Curso de Gestão de Risco e Desastre a ser ministrado com o apoio da Defesa Civil da Capital junto aos moradores do Morro do Horácio, comunidade incrustada no Maciço do Morro da Cruz. A definição das aulas (teóricas e práticas) saiu da reunião que aconteceu na manhã de  sábado (7), às 9 horas,  em uma das salas da Escola Desdobrada Osvaldo Gallupo.

 

Além da Defesa Civil, também estiveram presentes a Associação de Moradores, ASA (Ação Social Arquidiocesana)e a  Secretaria de Habitação do Município. Participa também do projeto o geógrafo e mestrando da UFSC José Luiz de Abreu, que colhe dados para a construção de sua tese.

 

Na reunião, foi estabelecido um número mínimo de participantes, que deve variar entre 20 a 30 moradores da região. O grau de comprometimento dos moradores será essencial para a continuidade do projeto, uma vez que, como no Morro da Mariquinha, a intenção, depois do curso de capacitação, é criar mais um Nudec (Núcleo de Defesa Civil) para o Morro do Horácio. A lista de inscrição já está sendo distribuída para os residentes da localidade. As aulas começam em julho, com datas a serem confirmadas.

 

A escola Desdobrada Osvaldo Gallupo acolhe um dos pluviômetros instalados pela Defesa Civil de Florianópolis, em parceria com o Governo Federal, através do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). O dispositivo serve para medir o volume de chuva e orientar estratégias diante de possíveis desastres naturais.


galeria de imagens