Defesa Civil

16/10/2014 - Defesa Civil
Defesa Civil faz simulação de desastre climático
Evento acontece no próximo domingo, no Morro da Mariquinha

foto/divulgação: Roberto Machado

Pedra Bicuda será um dos pontos de resgate

Planejado pela Defesa Civil de Florianópolis, acontece no próximo domingo (19), às 8 horas, o I Simulado de Situação de Risco na Capital, no Morro da Mariquinha. Na montagem da simulação, haverá 50 famílias desabrigadas, vitimados por deslizamento de terra, e serão instalados pontos de abrigo, apoio e resgate para oferecer caráter de realidade ao evento.

 

Após o resgate das vítimas de soterramento em meio à mata, com auxílio de cães farejadores, será feito o deslocamento  até o helicóptero do Corpo de Bombeiros - que estará posicionado próximo à Praça dos Três Poderes - e de lá o socorro seguirá rumo ao Hospital Celso Ramos.

 

Além da Defesa Civil da Capital, participam do simulado a Guarda Municipal de Florianópolis, a Defesa Civil estadual, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA), o Núcleo de Defesa Civil (Nudec) da Mariquinha, a Nova Acrópole, o grupo de Bombeiros Comunitários e a Ação Social Arquidiocesana (ASA), entidade que participa da formação de núcleos de defesa civil. Registro também para a presença da Prefeitura, através das Secretarias de Obras, Assistência Social, Habitação e Segurança.

 

Objetivo 

 

A iniciativa, inédita na história desde a criação da Defesa Civil de Florianópolis há 40 anos, tem por objetivo atestar o tempo de resposta da comunidade local ao desastre climático. Desde 2013, o Morro da Mariquinha conta com o primeiro Nudec formado pela Defesa Civil, com 40 moradores capacitados para agir em caso de eventos climáticos adversos.

 

Incutir a cultura da prevenção à população da Capital que ocupa áreas de risco é o principal objetivo do simulado, uma extensão, aliás, do próprio objetivo de criação dos Nudec's.


galeria de imagens