Gabinete do Prefeito

14/06/2023 - Administração
Florianópolis é primeira colocada em Modelo de Governança e Gestão Pública entre maiores cidades do Brasil
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, do Governo Federal, avalia sete fundamentos para criação do ranking

foto/divulgação: Divulgação/PMF

É a primeira vez que Florianópolis entra na disputa do prêmio e já conquista a primeira colocação

A Capital de Santa Catarina é a cidade mais bem avaliada pelo Governo Federal em gestão entre as maiores cidades do país. A Prefeitura de Florianópolis recebeu nesta terça-feira, 13 de junho, o prêmio de primeira colocada em Modelo de Governança e Gestão Pública, ranking divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em Brasília. O prefeito Topazio Neto viajou junto à equipe técnica da Prefeitura responsável pelo trabalho de avaliação para receber a premiação. 
 
Florianópolis foi campeã na modalidade "Organizações Públicas”, dentro da categoria de municípios acima de 100 mil habitantes, englobando as maiores cidades do país. É a primeira vez que Florianópolis entra na disputa do prêmio e já conquista a primeira colocação. 
 
“É motivo de orgulho saber que temos uma equipe técnica qualificada para ajudar a cidade a ficar em destaque em um ranking tão importante. Sabemos que somos referência para outros municípios em inovação da gestão pública, mas ter a certeza que estamos levando Floripa para o caminho certo é gratificante. Agora vamos continuar trabalhando para nos manter no topo”, diz o prefeito Topázio Neto. 
 
O ranking é medido a partir de um modelo de referência em gestão organizacional, que reúne os elementos necessários à obtenção de um padrão gerencial de classe mundial, oferecendo aos órgãos e entidades públicos parâmetros para a avaliação e melhoria contínua da maturidade da gestão. Os sete fundamentos avaliados são Governança, Estratégias e Planos, Sustentabilidade, Compromisso com as Partes Interessadas, Capital Intelectual, Orientação por Processos, e Geração de Valor Público. 
 
Florianópolis reuniu um grupo de aproximadamente 15 servidores, na grande maioria efetivos, representantes das várias pastas que compões a administração direta e indireta do município, para os trabalhos intensos de avaliação e validação de cada fundamento com mais de 149 itens a serem avaliados e comprovados, atingindo a maior nota entre as cidades, de 97,83 do total, que é 100.