Guarda Municipal de Florianópolis

26/07/2022 - Bem-estar Animal
Guarda Municipal Ambiental completa um mês com 150 ocorrências atendidas na cidade

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Guarda Municipal Ambiental

Para garantir um melhor atendimento a ocorrências ligadas às questões ambientais de Florianópolis, a Secretaria Municipal de Segurança Pública criou a Guarda Municipal Ambiental. As ações começaram no dia 21 de junho com a inauguração da base operacional, instalada no Jardim Botânico - bairro Itacorubi.
 
Nesse primeiro mês de atuação, já foram 150 ocorrências atendidas pelos agentes da GMA. Os atendimentos especializados são: de apoio à Fundação do Meio Ambiente, SMDU (obras), Secretaria de Assistência Social e DIBEA. Há ainda o policiamento, ordem pública preventivo em praças e parques, Blitz e Barreiras. Além dos resgates de animais domésticos e de animais silvestres e supressão de vegetação. 
 
As demandas mais comuns são de resgates de animais silvestres, animais atropelados em via pública e também denúncias envolvendo invasões e construções em áreas de preservação. A estrutura da Guarda Municipal Ambiental conta com 10 agentes que ficam de prontidão para as demandas que chegam à base. 
 
O morador de Florianópolis tem dois canais de comunicação para chamar a GMF Ambiental, pelo telefone 153 ou pelo e-mail: guardaflorianopolis@gmail.com