Guarda Municipal de Florianópolis

19/10/2010 - Segurança
Prefeito encaminha ofício ao Estado cobrando mais segurança
Dário Elias Berger entregou o documento ao Secretário Estadual de Segurança solicitando medidas imediatas para reduzir os índices de violência e criminalidade registrados na Capital

foto/divulgação: Tayana Dacorregio

Prefeito Dário Elias Berger assina o ofício ao lado do Secretário Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, Hamilton Pacheco da Rosa

O ofício encaminhado ao Secretário Estadual André Luis Mendes da Silveira, registra a insatisfação da Prefeitura Municipal de Florianópolis em relação à insegurança que vem assolando os munícipes de Florianópolis.

 

Dados da própria polícia relatam o crescimento do índice de violência. Em apenas nove meses deste ano já foram registrados 72 homicídios somente na Capital, vinte a mais que no mesmo período em 2009.

 

Os números não param de crescer, a cada dia a violência é estampada nas capas de jornais e nos telejornais no horário em que os cidadãos esperam que as notícias apresentem outros índices. E quando a população e a própria mídia questionam a insegurança, as respostas são: falta de efetivo, falta de plantões, superlotações.

 

O que o Prefeito, por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão pede, é que haja mais providências em relação a este tema que vem preocupando a população. Florianópolis é a capital do Estado e ela deve ser tratada como tal, para que receba cada vez mais turistas.

 

No documento o prefeito relata, ainda, a reestruturação em sua Guarda Municipal, que hoje está com 70% do seu efetivo nas ruas, atuando na proteção de bens, serviços e patrimônio público, com destaque para a orientação e fiscalização do trânsito, que por consequencia contribui na liberação de policiais militares para ações de polícia ostensiva, de sua exclusiva competência, no combate à violência e criminalidade.