Guarda Municipal de Florianópolis

01/05/2013 - Trânsito
Celular e Direção: ligação perigosa
Retenção do trânsito, falta de respeito à sinalização e principalmente com os pedestres. Levantamento preliminar efetuado pelo Setor Operacional da Guarda Municipal demonstra preocupação com o aumento desse tipo de irregularidade.

foto/divulgação: Guarda Municipal de Florianópolis

Fotomontagem : GMF

O condutor que dirige e fala ao celular ao mesmo tempo tem inteira responsabilidade do dolo que eventualmente possa causar. Estatística da GMF aponta que esse tipo de infração figura entre as dez com o maior número de chamado e de autuações.

  A multa de R$85, perda de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não inibe essa falta , considerada de nível médio. Já existe no Congresso projeto solicitando o aumento para esse tipo de procedimento inadequado por parte do motorista.

O uso do celular no trânsito aumenta em 400% a possibilidade de acidentes. Em fevereiro de 2012, o brasil contava com uma frota de 69 milhões de veículos dos mais variados tipos e com  uma população estimada em 212,6 milhões de pessoas  com acesso  à telefonia móvel.

O condutor utiliza a audição para atender o celular e a procura pelo aparelho, nessa fração de segundos, pode por desencadear desde uma simples colisão e até mesmo um acidente de maior gravidade ferindo a sua e a vida de terceiros. É uma questão de comportamento.