28/12/2017 - Comcap
Limpeza vai mobilizar 440 pessoas no Réveillon
Geração de resíduos já dobrou nos últimos dias em Florianópolis

foto/divulgação: Divulgação Comcap

Limpeza da orla no verão

A Comcap vai operar com 440 pessoas para garantir a limpeza pública e a coleta de resíduos sólidos no réveillon em Florianópolis. Nessa semana, a geração de resíduos na capital catarinense já dobrou da média de 600 toneladas diárias para mais 1,2 mil toneladas. A Prefeitura de Florianópolis investiu cerca de R$ 6 milhões para assegurar a qualidade da Operação Verão Comcap. Foram comprados 15 caminhões compactadores e contratados 117 trabalhadores em regime temporário.

“Precisamos apenas que moradores e visitantes colaborem para que sigamos com as praias mais limpas dos Brasil”, indica o presidente da Comcap, Carlos Alberto Martins. O usuário do sistema de coleta, alerta ele, deve manter os resíduos em depósito temporário dentro do domicílio, dispondo os contentores na rua apenas uma hora antes da passagem do caminhão de coleta.

Nas festas públicas de réveillon, a orientação é que as pessoas coloquem as embalagens nos pontos de entrega voluntárias (PEVs), conforme indicação verde para vidro e azul para as demais, instalados na Avenida Beira Mar Norte.  Também estarão disponíveis caixas estacionárias (caçambas) e latões para vidro tanto na Beira Mar Norte e como na Beira Mar Continental.

 

Coleta de resíduos

 

O Departamento de Coleta da Comcap vai mobilizar 200 garis e motoristas no dia 1º de janeiro. A coleta de resíduos sólidos em Florianópolis vai operar da seguinte forma:

29, sexta – coleta convencional e seletiva normais

30, sábado – coleta convencional e seletiva normais

31, domingo – apenas coleta na orla em Jurerê, Daniela, Canasvieiras, Ponta das Canas, Cachoeira do Bom Jesus, Praia Brava, Ingleses, Santinho, Avenida das Rendeiras na Lagoa, Barra da Lagoa, Mole, Joaquina, Açores, Pântano do Sul, Armação e Lagoa do Peri. Não tem coleta seletiva.

 

1º de janeiro, segunda, feriado de réveillon

manhã – coleta convencional na orla em Jurerê, Daniela, Canasvieiras, Ponta das Canas, Cachoeira do Bom Jesus, Praia Brava, Ingleses, Santinho, Avenida das Rendeiras na Lagoa, Barra da Lagoa, Mole, Joaquina, Açores, Pântano do Sul, Armação, Lagoa do Peri, nove ruas das Areias do Morro das Pedras e Novo Campeche.

tarde – Sítio Capivari, Ingleses e Rua Leonel Pereira na Cachoeira do Bom Jesus
noite – coleta convencional normal (centro da cidade e praias onde haverá coleta noturna no verão: Daniela, Jurerê Internacional e Jurerê Tradicional até a SC-402, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas e Praia Brava.

Coleta seletiva noturna normal.

 

Limpeza nas festas públicas

 

O Departamento de Limpeza Pública da Comcap vai ocupar 150 pessoas na limpeza das vias e locais de festas públicas de réveillon. A maior parte ficará concentrada na Avenida Beira Mar Norte e na Beira Mar Continental. Os auxiliares operacionais serão distribuídos em três turnos para cobrir a festa de virada das 21h de 31 às 13h do dia 1º de janeiro de 2018. Deste contingente, 30 pessoas serão deslocadas para cuidar da limpeza do réveillon no Norte da Ilha.

A previsão é que as avenidas beira mar possam ser liberadas para o trânsito, no máximo duas horas depois do final da festa.

Nos balneários, 90 pessoas das bases Norte e Sul vão cuidar da limpeza logo cedo no dia 1º para que a orla esteja limpa quando chegarem os primeiros veranistas.

 

Dia 31 de dezembro

Centro da cidade, com foco na Beira Mar Norte e Continental – 120 pessoas, distribuídas em turnos das 21h às 7h, meia-noite às 7h e 7h às 13h.

Apoio Norte e Sul – 30 pessoas

 

Dia 1º de janeiro

Norte – 60 pessoas na limpeza da orla. Ingleses e Santinho a partir das 6h, Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus, Jurerê, Forte e Daniela, Lagoinha, Ponta das Canas e Brava a partir das 6h.

Sul – 30 pessoas vão cuidar da limpeza do Campeche, Novo Campeche, Morro das Pedras, Armação, Pântano do Sul, Tapera, Ribeirão da Ilha, Açores e Solidão, a partir das 6h.


galeria de imagens