01/03/2011 - Meio Ambiente
Saiba mais sobre a restinga arbórea
Este estágio da vegetação de restinga está previsto na Resolução CONAMA nº 261, de 30 de junho de 1999.

foto/divulgação: Eliton Boeira

A restinga arbórea faz parte da vegetação do litoral catarinense.

A restinga arbórea, presente na vegetação de Santa Catarina, possui características arbustivas e herbáceas geralmente desenvolvidas. A altura das árvores varia entre 5 e 15 m, podendo haver árvores emergentes com até 20 m. Pode ser encontrada em áreas bem drenadas ou paludosas.

 

Os principais elementos da flora da restinga arbórea são a tapiá-guaçu, o jerivá, a figueira, o ingá, a canela-amarela, a embaúba, o baguaçu e o camboatá-vermelho. Especialmente em solos úmidos, podem ser freqüentes o ipê-amarelo, a uvira, a cortiça, a caúna, a pimenteira-do-mato, o xaxim.  A ocorrência de espécies ditas invasoras, ruderais ou cultivadas não necessariamente descaracteriza o caráter primário da restinga.

 

As espécies vegetais ameaçadas de extinção são o Eupatorium rosengurttii (São Francisco do Sul), Campomanesia reitziana (Itajaí), Neomitranthes cordifolia (Itapoá, Palhoça, Sombrio), Eugenia tristis (Garuva, Itapoá), Gomidesia flagellaris (Garuva, Itajaí), Myrceugenia reitzii (Itapoá, Itajaí), Myrceugenia kleinii (Itajaí), Eugenia lanosa (Florianópolis), Eugenia cycliantha (Governador Celso Ramos), Marlierea reitzii (Itapoá), Calyptranthes rubella (Itapoá, Florianópolis, Palhoça, Sombrio).

 

Estágio Inicial de Regeneração da Restinga Arbórea

 

A fisionomia dessa vegetação é herbáceo-arbustiva, podendo haver arbóreos isolados, remanescentes da floresta original, como o coqueiro, o jerivá e a figueira-de-folha-miúda. A altura dos arbustos pode alcançar 3 m. As epífitas, se presentes, são representadas por líquens, briófitas e pequenas bromélias, com baixa riqueza de espécies e em pequena quantidade.

 

Os principais elementos da flora vascular são o maricá, espinheiro, silva, carqueja, chamarrita, assapeixe, samambaia, cravo-de-defunto, picão, chocalho-de-cascavel, mamona, mentrasto, perpétua, joá, mata-cavalo, erva-moura.

 

Estágio Médio de Regeneração da Restinga Arbórea

 

A fisionomia dessa restinga é arbustivo-arbórea. Os arbustos maiores podem chegar a 4 m e as árvores podem chegar a 6 m de altura. As epífitas presentes geralmente apresentam bromélias já desenvolvidas e espécies de orquídeas, samambaias, cactáceas e outras. As trepadeiras aparecem com maior riqueza de espécies que no estágio anterior, dentre elas estão o cipó-são-joão, cará, estojo-de-luneta, cipó-timbó, orquídea-baunilha.

 

Os principais elementos da flora vascular são a capororoca, seca-ligeiro, canema, embaúba, jacatirão-do-brejo, carobinha, canelinha-da-praia, pau-angelim. As espécies vegetais ameaçadas de extinção são a Cecropia catarinensis (embaúba-branca; Laguna, Sombrio), Aechmea lindenii (Porto Belo, Florianópolis, Palhoça), Cyphomandra maritima (Porto Belo, Florianópolis).


galeria de imagens