IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

09/12/2014 - Oportunidade
IGEOF: Núcleo de Capoeiras termina ano com festa
Alunos e familiares reuniram-se no Sest/Senat para comemorar o fim do ano letivo

foto/divulgação: Anna Carolina Vieira

Ciclo 2014 do Núcleo de Oportunidades encerra com festa

“Eu amo isso”. É assim que expressa - sem titubear - a dona de casa Gladis Pereira Tlemez, ao ser questionada sobre o curso de crochê e tricô que fez. A julgar pelo sorriso estampado nos rostos dos presentes, o sentimento era compartilhado por todos.

A festa, realizada pelos alunos e para os alunos, além de comemorar o encerramento do ciclo de 2014 do Núcleo de Oportunidades de Capoeiras, teve para  Gladis um sabor de vitória. Quando os cursos foram interrompidos, há dois anos, ela foi uma das vozes ativas para que o projeto retornasse no ano passado.


“Eu fui uma das que batalhou para termos nossos cursos de volta, então é muito bom estar aqui hoje. E quero continuar ano que vem, não tem essa de não continuar!”

No que depender do IGEOF,  Gladis não tem com o que se preocupar: o superintendente do IGEOF, Everson Mendes, reafirmou a importância deste projeto para a Prefeitura.  “É motivo de orgulho para todos nós participarmos de um projeto assim. Quando ele foi interrompido, a luta de vocês para que o projeto continuasse fez com que a gente percebesse o quanto ele é importante.”, afirmou.

Jozi Francisco, professora de artes do Núcleo há quatro anos, vê no projeto mais que simplesmente uma aula comum. “A maioria dos alunos é de idosos. Então, esses cursos fazem com que eles socializem. Fazem festas, se reúnem e isso tudo aumenta a autoestima e qualidade de vida deles.”