Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas LGBTQIA+

19/09/2023 - LGBT
Parada LGBTI+ de Florianópolis é a maior da história e alcança público de 100 mil pessoas
Edição contou com a cantora Lexa como atração principal

foto/divulgação: Divulgação/PMF

100 mil pessoas celebraram a diversidade

A Parada LGBTI+ de Florianópolis deste domingo teve mais de 100 mil pessoas prestigiando o evento. Por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, em conjunto com a Coordenadoria de Direitos Humanos, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para pessoas LGBTQIA+, a programação contou com a artista Lexa e outras atrações ao longo da Beira-mar Continental. 
 
O público da edição passada foi de 70 mil pessoas. O esperado para 2023 era de 80 mil, o que foi superado. 100 mil pessoas celebraram a diversidade hoje (10), por isso, a Parada LGBTI+ deste ano é a maior da história de Florianópolis.
 
Com o tema “Políticas Públicas por Inteiro e Não pela Metade”, o evento contou também com a primeira Marcha Trans Floripa.
 
"A Parada LGBTI+ é um símbolo vital da luta pela igualdade e respeito, proporcionando visibilidade e empoderamento à comunidade. O evento foi histórico e superou todas as expectativas. Resistimos e merecemos os nossos direitos básicos assegurados", relata Selma Light, assessora de Políticas Públicas LGBTQIA+
 
Limpeza pós evento
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana, a limpeza e lavação da avenida foi concluída à meia-noite e meia. O subsecretário de Limpeza Pública, Alcebíades Pinheiro, informa que foram recolhidos 3.830 quilos de resíduos durante a Parada da Diversidade 2023. As três toneladas de rejeito são três vezes menos lixo gerado em relação à edição anterior.
 
“Nosso planejamento já tinha foco na limpeza após o evento, sabemos que a cidade deve estar limpa ao amanhecer para conforto de todos”, conta Ed Pereira, Secretário de Turismo, Cultura e Esporte. “Nosso agradecimento aos funcionários que trabalharam nos turnos noturnos e vespertinos para deixar nossa cidade impecável, como sempre!”