Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres e Igualdade de Gênero

08/07/2014 - Social
Projeto Rendeiras da Ilha
Articulação da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e o Projeto Rendeiras da Ilha

foto/divulgação: Amanda Arioli

Reunião Projeto Rendeiras da Ilha

Dia 4 de Julho, sexta-feira, Dalva Maria Kaiser, coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres esteve em reunião com Profa. Dra. Joana Stelzer, Profa. Dra. Marilda Todescat e a estudante de Ciências Sociais Luiza B. de A. Ferreira, que são realizadoras do Projeto Rendeiras da Ilha e vieram apresentá-lo para a Coordenadoria.

Na oportunidade foi discutido sobre o alinhamento das ações da Coordenadoria da Mulher e do Projeto para que as atividades de ambas possam ocorrer de maneira que não se sobreponham e sejam aproveitadas por todas as mulheres.

O Projeto Rendeiras da Ilha é uma proposição da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócioeconômicos - FEPESE, patrocinado pelo Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania, que desde 2007 investe em ações que promovam o desenvolvimento com igualdade de oportunidades e valorização das potencialidades locais.

O Projeto tem como objetivo geral Qualificar rendeiras e suas filhas e netas para o empreendedorismo e promoção do comércio justo de renda de bilro, atuando na linha programática de Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho.

Faz parte da primeira etapa deste projeto capacitação das rendeiras bem como de suas filhas e netas para a comercialização profissional de seu artesanato. Para isso está previsto um curso com cinco turmas em diferentes pontos de Florianópolis, a saber: Polo do Pântano do Sul, Polo da Praia do Forte e Lagoa da Conceição (duas turmas, por representar o local de maior concentração de rendeiras da Ilha).  Ao longo da formação, serão trabalhados temas como: Noções de Informática, Comportamento Empreendedor, Gestão de Relacionamento Interpessoal, Introdução a Finanças, Introdução ao Marketing, Introdução à Exportação, Saúde da Mulher e Tópicos Especiais (Noções de Qualidade).

A equipe do projeto entende que viabilizar a comercialização da renda de bilro reflete não somente em aumento da renda familiar, mas também na manutenção da tradição de um povo e da arte que hoje está em extinção.

Contato: projetorendeiras@gmail.com


galeria de imagens