Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres e Igualdade de Gênero

05/08/2014 - Social
Preparação para o Dia da Visibilidade Lésbica
CMPPM visa a construir um calendário único de atividades no município

foto/divulgação: Gislene

Dia da Visibilidade Lésbica

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM) realizou reunião preparatória nesta segunda-feira (4) para a organização do Dia da Visibilidade Lésbica, que acontece em 29 de agosto, com a intenção de construir calendário único de atividades no município, a fim de incentivar a promoção de debates sobre o tema e discutir as questões afetivo-sexuais das mulheres, enfatizando ainda mais as políticas afirmativas de sensibilização e o diálogo com o conjunto da sociedade na construção de uma sociedade mais igualitária e não discriminatória.

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica surgiu em 29 de agosto de 1996, pois, no Rio de Janeiro, começava o primeiro Seminário Nacional de Lésbicas (Senale). Hoje, é uma data nacional na agenda de luta do movimento das mulheres lésbicas e bissexuais. Vem se constituindo, há mais de uma década, incorporando atividades diversas e pautando a liberdade de expressão como forma de romper com a heterossexualidade compulsória.


Entidades que queiram participar da elaboração desse cronograma têm até o dia 14 de agosto para envio de sugestões. As mesmas poderão ser enviadas pelo e-mail: cmppmulher@gmail.com, com o Assunto: “ Ideias e parcerias para o Dia da Visibilidade Lésbica”, ou pelo telefone: 32516243.