Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres e Igualdade de Gênero

29/01/2016 - Social
Comemoração do dia Nacional da Visibilidade Trans
Data busca cidadania e respeito para a população de Travestis, Transexuais e Transgêneros.

foto/divulgação: Thuany Nouals

Dia Nacional da Visibilidade Trans

Nesta sexta feira, 29, o país comemora do Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, a data marca a luta pelos direitos humanos e respeito à identidade de gênero. É celebrada desde o ano de 2004, quando o Ministério da Saúde e entidades da sociedade civil lançaram a campanha: “Travesti e Respeito”, em reconhecimento à dignidade e importância dessa população.

 

 Ainda hoje, a população brasileira de travestis e transexuais tem grande dificuldade no acesso à educação, ao trabalho e à saúde, além de ser vítima de violência e desrespeito da sociedade de forma frequente.

 

Segundo o relatório anual de assassinatos de homossexuais no Brasil, divulgado pelo GGB (Grupo Gay Bahia), relativo ao ano de 2014, o Brasil continua sendo o campeão mundial de crimes motivados pela homo/transfobia, 50% dos assassinatos de transexuais registrados e cometidos no ano de 2013, foram no nosso país. Foram relatados 326 mortes de gays, travestis e lésbicas no país, incluindo nove suicídios. Um assassinato a cada 27 horas. Das 326 mortos, 163 eram gays, 134 travestis, 14 lésbicas, 3 bissexuais, 7 amantes de travestis (T-lovers), além de 7 heterossexuais assassinados, por terem sido confundidos com gays ou por estarem em circunstâncias ou espaços homoeróticos.

 

Além de todas as barreiras enfrentadas, existem ainda as mudanças e modificações corporais, que por muitas vezes são feitas por conta própria, sem o acompanhamento médico devido, causando riscos à saúde das/os trans.

 

Em Florianópolis esta é uma realidade que já pode ser mudada, graças ao Ambulatório de Atenção Primária com Médicos de Família Capacitados para o atendimento de pessoas Transexuais e Travestis, que existe na capital desde o dia 10 de agosto de 2015, no Centro de Saúde da Lagoa da Conceição, o atendimento é realizado todas as segundas-feiras, das 18h às 22h. O ambulatório conta com médicos/as de família e oferece atendimentos clínicos (incluindo horminioterapia), especialmente voltados às pessoas transexuais e travestis. Esse serviço é uma parceria entre a ADEH (Associação de Defesa dos Direitos Humanos com enfoque na Sexualidade) e alguns médicos residentes em Saúde da Família que atuam na rede de Atenção Básica de Florianópolis.

 


O que: Ambulatório de Atenção Primária com atendimento voltado à população Trans.

Onde: Centro de Saúde da Lagoa da Conceição - R. João Pachêco da Costa, 255 - Lagoa da Conceição, Florianópolis - SC, 88062-100

Quando: Todas as segundas-feiras

Horário: das 18h às 22h

 

 

Para ler as informações completas do relatório, acesse:

https://homofobiamata.files.wordpress.com/2015/01/relatc3b3rio-2014s.pdf

 

ADEH - Tel: (48) 3371-0317 - E-mail:  atendimento.adeh@gmail.com - http://siteadeh.wix.com/