Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres e Igualdade de Gênero

02/03/2016 - Social
CMPPM e Movimentos Sociais LGBT se reúnem com a SETUR
Apresentação e entrega do Eixo Turismo do Plano LGBT reformulado à SETUR e inclusão de ações LGBT no calendário do município.

foto/divulgação: Alexandre Bogas

Reunião SETUR, CMPPM e Movimentos LGBT

Na tarde de terça – feira, 01/03/16 CMPPM e Movimentos Sociais LGBT se reúnem com a Secretária municipal de Turismo para Apresentação e entrega do Eixo Turismo do Plano LGBT reformulado à SETUR e inclusão de ações LGBT no calendário do município.

 

Florianópolis possui, desde 2012 um Plano Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT. Nesse plano estão elencadas as diretrizes para a implementação de políticas públicas voltadas ao combate, à discriminação, à pobreza e a promoção da cidadania e direitos humanos de Lébicas, Gays, Bissexuais, Travestis, transexuais e Transgêneros – LGBT no município. Esse documento sofreu algumas alterações no ano passado (2015), para tal ação foi criada uma Câmara Técnica de Avaliação e Monitoramento do Plano. Ainda em 2015, na II Conferência Municipal LGBT, essas alterações foram aprovadas.

 

O Plano é dividido por 7 eixos: Assistência Social; Turismo, Cultura, Esporte e Lazer; Comunicação; Educação; Saúde; Previdência Social, Trabalho e Emprego e Segurança e Justiça. A reunião com a SETUR marca o início das apresentações e entregas dos eixos às secretarias a fins.

 

 

Dentre os encaminhamentos podemos citar:

•             Consulta à Câmara Técnica para a idealização/organização das capacitações com essa temática oferecidas pela SETUR aos bares, restaurante e hotéis;

•             A Secretaria de Turismo irá preparar uma capacitação para lojistas de shoppings, também com a consulta à Câmara Técnica;

•             Capacitação com os funcionários da SETUR, principalmente àqueles que atendem o público;

•             Inclusão no calendário do município dois eventos LGBT:

* Campanha de Maio: Dia 17 de maio – Dia Internacional contra Homofobia

* Mês da Diversidade

 

 

Para a senhora Zena Becker, secretária de turismo, Florianópolis precisa criar uma cultura que promova a cidadania e direitos humanos da população LGBT.