Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres e Igualdade de Gênero

11/10/2016 - Social
Outubro, mês voltado à temática da mulher
Além do Outubro Rosa, celebra-se o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, Dia Internacional da Menina e o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora Rural

foto/divulgação: CMPPM

Outubro e a temática das Mulheres

O mês de outubro está dedicado à temática que envolve a mulher, com datas significativas:

 

  • 10 de outubro: Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher - Em 1980, mulheres se reuniram nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo para protestar contra o aumento dos crimes de gênero em todo o País. A partir daí, essa passou a fazer parte do calendário feminino tem como objetivo incentivar a reflexão dos números da violência contra a mulher e o que se tem feito para combater o problema. No Brasil contamos com a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, mantida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). É uma central que recebe denúncias referentes a qualquer tipo de violência contra mulher. Segundo dados do Ligue 180, em 2015 foram realizados 634.862 atendimentos, uma média de 63.486 atendimentos ao mês e 2.116 ao dia.

 

 

 

  • 11 de outubro: Dia Internacional da Menina - Essa data existe com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre o empoderamento das meninas, pois em todo o mundo, milhões de meninas sofrem todo os tipos de discriminação, abusos e violências desde a primeira infância. Uma organização internacional sem fins lucrativos Plan International lançou a campanha "Por Ser Menina" ("Because I'm a Girl") e finalmente em 2012, esse dia foi criado pela ONU para celebrar os progressos e fortalecer a luta na promoção dos direitos das meninas e mulheres adolescentes. Em 2016 traz como tema: “Progresso das meninas = Progresso dos Objetivos: dados sobre a situação mundial das meninas”.

 

 

 

  • 15 de outubro: o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora Rural - Foi escolhida essa data  por ser a véspera do Dia Mundial da Alimentação, e esta seria a forma de dar mais destaque ao papel que as mulheres do campo desempenham na garantia da segurança alimentar e na erradicação da pobreza no meio rural. A escolha desse dia para foi estabelecido na quarta Conferência da ONU sobre a Mulher, realizada em Pequim, em 1995. Infelizmente, as mulheres trabalhadoras rurais não recebem o mesmo tipo de reconhecimento profissional que um homem na mesma condição. Quando são assalariadas, o salário é menor; quando agricultoras familiares, não têm a profissão reconhecida, e continuam a ser chamadas de ajudantes dos maridos ou esposas de agricultores.