Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres e Igualdade de Gênero

31/08/2023 - Mulher
TJ catarinense e PMF unem-se para combater a violência contra mulheres

foto/divulgação: Na cerimônia também foi lançado o Projeto Espelhos

Na cerimônia também foi lançado o Projeto Espelhos

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Prefeitura de Florianópolis firmaram na tarde desta quarta-feira (30/8) termo de cooperação técnica para a realização de ações conjuntas de enfrentamento da violência contra as mulheres. Na cerimônia também foi lançado o Projeto Espelhos: grupos reflexivos para mulheres em situação de violência doméstica.

 

A solenidade foi realizada no auditório Desembargadora Thereza Grisólia Tang, na sede do TJSC, com a presença do prefeito municipal, Topázio Neto, e do desembargador João Henrique Blasi, presidente do TJSC. A ação fecha o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres.

 

O termo de cooperação técnica representa a união de esforços entre Prefeitura e Tribunal em prol da segurança e acolhimento das mulheres em situação de violência. A princípio, dois projetos estão sendo implementados.

 

O primeiro é o Projeto Ágora, que forma grupos de conversa para homens autores de violência doméstica, realizado pelo TJ, Juizado de Violência contra as Mulheres da Capital e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Neste ano, os grupos passaram a contar com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, em especial da Secretaria de Segurança Pública, de modo que os grupos reflexivos estão se reunindo no auditório da Guarda Municipal.

 

O segundo é o Projeto Espelhos, de rodas de conversas entre mulheres que sofreram algum tipo de agressão. Além disso, a partir da cerimônia de hoje mais ações e planos poderão ser planejados pelos órgãos. Pensado de maneira interinstitucional, ele visa promover espaço de acolhimento, reflexões, diálogo, escuta e compartilhamento de aprendizagens, por meio de grupos mediados pela equipe de Psicologia da UFSC, em parceria com o TJ  e a Prefeitura.

 

Na cerimônia, as linhas básicas do Projeto Espelhos foram apresentadas pela professora doutora Andréia Isabel Giacomozzi, do Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC/Laboratório LACCOS.

 

"É mais uma tecnologia, mais um método para a gente tentar fazer com que a mulher se empodere. Quem sabe a gente alcance a sustentabilidade do ponto de vista financeiro para a mulher vítima de violência, com programas de recapacitação, para que ela possa se libertar da prisão que é a dependência econômica de um parceiro violento."
Topázio Neto, prefeito de Florianópolis