Secretaria Municipal de Assistência Social

01/09/2023 - Social
Eleição do Conselho Tutelar de Florianópolis ocorre em 1° de outubro
Cidadãos maiores de 16 anos e com título de eleitor regularizado podem votar

foto/divulgação: Arquivo PMF

A votação pública estará aberta das 8h às 17h.

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assitência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, irá realizar no dia 1° de outubro (domingo) às Eleições Gerais para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar. Serão eleitos 20 conselheiros para compor a gestão 2024/2028 do órgão. 
 
A votação pública estará aberta das 8h às 17h. Seguindo as normas da política nacional eleitoral, residentes de Florianópolis maiores de 16 anos e com o título de eleitor atualizado estão aptos a votar. Ao todo, 30 candidatos estão na disputa pelas vagas a serem preenchidas. Todos passaram pelo processo seletivo, que conta com diversas etapas, visando comprovar a capacidade de exercer os cargos.
 
Nesta edição haverá uma junção dos locais de votação, com um polo em cada região da cidade. Em relação aos eleitores que trocaram de endereço e não atualizaram sua situação eleitoral até o início de julho, estes deverão considerar a sessão anterior de votação. 
 
"Mesmo que a votação não seja obrigatória, a participação popular é essencial para que esse processo funcione. Essas pessoas que serão eleitas vão ser responsáveis por zelar pelos direitos das nossas crianças e adolescentes, é um trabalho imprescindível", pontua o secretário Municipal de Assistência Social, Leandro Lima.
 

Locais de votação

Todos os eleitores da região Continental devem se dirigir à Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal, que alojará todas as sessões do continente. A unidade educativa fica na Rua  Bento Góia, 113, em Coqueiros. 
 
Os residentes do Sul e Leste, irão votar na Escola de Ensino Médio Vereador Oscar Manoel da Conceição, que reunirá todas as sessões das regiões. A E.E.M fica localizada na SC-405, S/n, no Rio Tavares.
   
Na região do Centro, o local de votação será no Núcleo de Educação Infantil Municipal, Celso Ramos, que fica na Rua Professor Aldo Câmara da Silva, 180. Esta unidade alojará todas as sessões do bairro. 
 
Os moradores do Norte, deverão se encaminhar à Escola de Ensino Médio Jacó Anderle, Francisco Fausto Martins, 717, localizada na Vargem Grande Florianópolis. Esta escola alojará todas as sessões da região.