18/01/2024 - Social
Passarela terá local para denúncias e acolhimento durante desfile de Carnaval
A sala, no prédio Nega Tide, contará com auxílio de profissionais do Núcleo Atendimento a Vítimas de Crimes (NATIV)

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Ação faz parte da campanha “Carnaval sem Preconceitos”, da Liesf

A Coordenadoria Geral de Políticas Públicas para a Família e os Direitos Humanos da Prefeitura de Florianópolis, em parceria à Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf), terá ação inédita para o desfile da Passarela Nego Quirido, no sábado (dia 10/02): a sala “Carnaval sem Preconceitos”. O espaço será destinado para o registro de denúncias e acolhimento de vítimas de qualquer tipo de violência, com colaboração de profissionais do NATIV, núcleo especializado do Ministério Público de Santa Catarina. Além disso, um protocolo será lançado para garantir os encaminhamentos junto aos órgãos responsáveis, como a Guarda Municipal e Polícia Militar.


“Violências de cunho racista, LGBTfóbica, capacitista, assédio e importunação sexual não serão toleradas neste Carnaval. É preciso respeitar sempre, na folia ou em qualquer outra ocasião”, afirma Maria Cláudia Goulart, Coordenadora Geral de Políticas Públicas para a Família e os Direitos Humanos. Durante a época festiva, outras atividades educativas e de prevenção serão realizadas para a garantia de direitos de moradores e visitantes.


A ação faz parte da campanha “Carnaval sem Preconceitos” da Liesf, que pretende fortalecer a luta pela diversidade e inclusão. Para a gestão atual da Liga, “é preciso construir um novo tempo e afirmar que nosso carnaval não aceita mais atitudes e práticas excludentes”. Outros canais para denúncia podem ser acionados, como o site delegaciavirtual.sc.gov.br e o telefone 181.