11/04/2016 - Turismo
Florianópolis leva sua gastronomia à Espanha
Capital compõe Rede Criativa UNESCO da Gastronomia

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Gastronomia de Florianópolis é reconhecida com título da UNESCO

A gastronomia de Florianópolis, reconhecida com o título de Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia desde 2014, está mais uma vez em evidência. De 13 a 17 de abril, representantes do Programa – que leva o nome da distinção concedida à Capital – estarão em Hondarribia, na Espanha, participando do IV Foro de los Patrimonios.

 

Os vencedores do Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City Sergio Andres Galvis Olaya (Freguesia Oyster Bar e Restaurante) e Alexsandra Alves Machado (IFSC) estão juntos nesta missão. Representando Florianópolis está, ainda, a secretária executiva da FloripAmanhã, Márcia Teschner, e João Lombardo, que é parceiro da iniciativa.

 

Durante o encontro será apresentada a palestra “Florianópolis, um exemplo de desenvolvimento turístico e cultural”. Na ocasião os representantes da capital catarinense se reunirão com representantes de Hondarribia e Popayan, cidade colombiana que também é membro da Rede da UNESCO de cidades criativas, para analisar como viabilizar a internacionalização do Observatório da Gastronomia.

 

Ostras na Espanha

 

Os pratos com ostras que encantaram os jurados na Fenaostra 2015 serão preparados na Espanha pelos vencedores do concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City, que ganharam passagem e estadia para o Foro de los Patrimonios.  Outras opções da nossa gastronomia regional também serão oferecidas em jantares e concurso do evento em Hondarribia, que tem como objetivo compartilhar informações sobre os patrimônios gastronômicos e arquitetônicos. De 17 até 23 de abril, a comitiva também irá para Pamplona (Espanha) e Baiona (França) apresentar a culinária catarinense em restaurantes locais.

 

Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).

 

Com informações da FloripAmanhã.