07/10/2016 - Eventos
Abertura da 17ª Fenaostra marcou a noite de quinta
Festa acontece até o próximo dia 12, no Centrosul

foto/divulgação: Martinho Ghizzo

Autoridades participaram da abertura da 17ª Fenaostra

Gastronomia, bebidas, feira de artesanato e apresentações culturais formam o leque de opções da 17ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra), que teve início nesta quinta- feira (6). Durante a abertura, estiveram presentes o prefeito Cesar Souza Junior, a secretária de Turismo, Zena Becker, os secretários de Pesca, Maricultura e Agricultura, William Costa Nunes, e Cultura, Hudson Pires, o superintendente do IGEOF, Paulo Henrique Ferreira, o presidente da Câmara de Vereadores, Erádio Gonçalves, o presidente da Acatmar, Mané Ferrari, o presidente do Sindicato de Hotéis, Tarcísio Schmidt, e o empresário da Organiza Eventos, Marcello Acelino.

 

Responsável pela organização do evento no novo modelo adotado para a festa, Marcello Acelino saudou o público: “Isso sim é a energia que a gente quer na Fenaostra. Fico muito feliz em ter participado da licitação e de poder pelos próximos três anos organizar este evento tão importante para a cidade. Quem está vindo aqui hoje, espero de coração que aproveite com sua família. A nossa programação valoriza os artistas e a nossa cultura local, e como manezinho convido a todos para que venham e aproveitem a nossa festa”, disse.

 

Os desafios em manter a festa da forma como estava sendo realizada nos anos anteriores foi destacado pela secretária Municipal de Turismo, Zena Becker: “A Fenaostra passa por uma estruturação, um grande desafio de inovação de gestão pública. Todos sabemos da crise em que o país vem passando, e nós precisávamos aprender com ela que é hora de se reinventar. A Fenaostra não podia ficar de fora, nem deixar de acontecer, em um momento em que temos certeza de que ela contribui, e muito, para o resgate da cultura, a valorização do artesanato local, e o estímulo na produção e no consumo de ostras”

 

Ela convidou os produtores para participar da festa, apresentar e comercializar os seus produtos. Frisou, ainda, a importância da profissionalização para o crescimento do setor e a garantia de sucesso do evento.

 

A Prefeitura neste ano assumiu o papel de fomentadora da Fenaostra e de conselheira, com a articulação de um grupo composto por representantes do Igeof, Secretaria da Pesca, Maricultura e Agricultura, Secretaria de Turismo, FloripAmanhã e Abrasel/SC. Estas entidades em todo o momento prestaram suporte à organização junto à empresa Organiza Eventos Ltda, que obteve a concessão para dar continuidade ao evento, para que todos os critérios definidos na licitação pudessem ser seguidos.

 

“Nós temos a alegria e a felicidade de iniciar esta quarta edição da Fenaostra na nossa gestão, tendo realizado a festa em todos os quatros anos que estivemos à frente da Prefeitura. Em 2012 não houve a festa e isto foi muito negativo para o setor. Por isso, em 2013 nós a retomamos, sempre com grande sucesso. É importante que haja a continuidade, mas para isso é necessário que a gente se adapte aos novos momentos”, frisou o prefeito Cesar Souza Junior.

 

Ele disse, ainda, que o modelo da festa já estava superado, pois estava tendo dependência total do poder público, principalmente em um momento de escassos recursos para a Prefeitura. “Era o momento de dinamizar a festa, reduzir os recursos como fizemos com o cCarnaval, mas, sobretudo, transformá-la em um produto turístico, inserindo-a de vez no calendário das festas de outubro”, afirmou.

 

A abertura do evento contou com a participação da banda da Polícia Militar de Santa Catarina, o cortejo da festa com a participação de etnias que fazem parte da história da cidade, além da apresentação do boi de mamão e atrações locais.

 

Confira a programação dos próximos dias da Fenaostra:

 

7 de outubro – sexta-feira

18h: Abertura

20h: Ivonete Manicura (show de humor)

20h30: Soob

22h: Dazaranha

 

8 de outubro – sábado

10h: Abertura

11h: Anderson Reis

14h: Boi de Mamão

15h30: Felipe Setubal (Stand up)

16h15: Val Santos e Leo Araújo

17h45: Dudu Fileti

19h30: Banda Get Back

21h15: Expresso Rural

 

9 de outubro – domingo

10h: Abertura

11h30: Mário Motta

12h30: Anderson Reis

15h: Manu e os Elles

18h: DJ Marcelo

19h: DJ Ricardinho

20h30: Silvinho Blau Blau

22h: João Penca

 

10 de outubro – segunda-feira

18h: Abertura

19h45: Banda Chalemarrom

21h: Gazu e Banda

 

11 de outubro – terça-feira

18h: Abertura

19h: Lucas Niz

20h30: Jonatas Junior

22h: Charles e Ricardo

 

12 de outubro – quarta-feira

10h: Doki

11h: Peppa Pig

12h30: Boi de Mamão

13h30: Minions

14h30: Peppa Pig

15h30: Doki

16h30: Show de Palhaços

17h30: Minions

18h15: Banda Mangue Urbano

19h: Banda Xeréu

19h45: RPZ

 

Serviço:

O quê: 17ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra)

Quando: 6 a 12 de outubro

Onde: Centrosul – Avenida Governador Gustavo Richard, 850 – Centro - Florianópolis

Ingressos: R$ 15 (Inteira)/ R$ 7,50 (Meia Entrada)

Antecipados: https://ticketmais.com.br

Redes Sociais:

Site: http://fenaostra2016.com.br

Instagram: @fenaostrafloripa

Fanpage: /fenaostraflorianopolis


LEIA MAIS:

Tour gastronômico na 17ª Fenaostra