Secretaria Municipal

Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico



  • Banner: Somar Floripa
  • Banner: Confira a programação da 18ª Fenaostra
  • Banner: Editais 18a Fenaostra
  • Banner: Cidades Emergentes e Sustentáveis
  • Banner: Juro Zero Floripa
  • Banner: Exporta Floripa
  • Banner: Tutorial NFPS-E
home >
Telecentros


Objetivo

Utilizar a informática e a internet para mudar a realidade social e econômica de cidadãos e comunidades do município de Florianópolis é o objetivo da parceria entre a Prefeitura da Capital e o Comitê para a Democratização da Informática de Santa Catarina (CDI-SC), que mantêm oito telecentros à disposição da população.


O trabalho de inclusão digital desenvolvido nos telecentros tem como proposta transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda por meio da capacitação nas tecnologias da informação e comunicação e de um aprendizado complementar voltado à prática da cidadania e do empreendedorismo.

Parceiros

Comitê para a Democratização da Informática de Santa Catarina (CDI-SC) e Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF)

Resultados

Em 2011, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Ciência,Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável e do IGEOF, renovou o convênio para a operação dos telecentros. O convênio, iniciado em agosto de 2010, destina recursos para a realização do projeto, capacitação de monitores, aquisição e manutenção de equipamentos. No primeiro ano do convênio, foram beneficiadas cerca de seis mil pessoas.

Os oito telecentros estão localizados nos bairros de Canasvieiras, Jardim Atlântico, Rio Tavares, Centro, Morro das Pedras, Itacorubi, Prainha e Fazenda do Rio Tavares. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, será instalado um telecentro na Costa da Lagoa.


Nos telecentros, a população tem acesso à impressora e internet para consultas, estudo, trabalhos escolares, serviços públicos, confecção e envio de currículos. Nos locais, também são oferecidos cursos de informática e cidadania e empreendedorismo. Cada unidade tem um monitor encarregado de auxiliar o cidadão no uso dos equipamentos de informática.

Em 2011 foram inaugurados os telecentros da Costa da Lagoa, que fica localizado na Escola Municipal do bairro, e a unidade da Aflodef, mantida pela Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos, que mudou de endereço e ampliou sua operação.

 

Também foi submetido projeto para a captação de recursos junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para a implantação e modernização, nas comunidades de Florianópolis, de novos telecentros para promover a inclusão empreendedora, por meio do fornecimento de infraestrutura física, pessoal e tecnológica.


galeria de imagens


Copyright © 2009-2017 Prefeitura de Florianópolis. Todos os direitos reservados.