01/12/2014 - Turismo
Capital agora é Cidade UNESCO da Gastronomia
Florianópolis terá o primeiro observatório da gastronomia do país

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Florianópolis é classificada como Cidade UNESCO da Gastronomia

Florianópolis é a primeira cidade brasileira a participar da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco – categoria Gastronomia. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (1º) no site da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A Diretora General da UNESCO, Irina Bokova, anunciou a inclusão de 28 novas cidades de 19 países na Rede. No Brasil apenas a Capital catarinense e Curitiba foram classificadas, mas no Paraná na área do Design.

 

A Ilha de Santa Catarina é reconhecida pela experiência única em aromas, sabores e vivências gastronômicas. A cidade tem uma culinária especializada em frutos do mar, responsável por 80% da produção nacional de ostras em cativeiro.

 

Para o prefeito Cesar Souza Junior, o título é reconhecimento do trabalho de todos os setores. “Nossos restaurantes estão sempre evoluindo, preservam a identidade, mas não deixam de se qualificar. A grande adesão ao Pronatec comprova. Recuperamos a Fenaostra, a festa mais tradicional da nossa cultura, e aliamos a valorização da maricultura”, disse.

 

“O prêmio é resultado do esforço contínuo de divulgar um destino mais completo, que além do sol e mar, tem cultura, história e rica e comprovada gastronomia. Só este ano participamos de 16 feiras de turismo promovendo a cidade e a gastronomia”, destaca a secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista.

 

FloripAmanhã

 

“Acho que esta não é apenas uma certificação em cima do mérito, do reconhecimento de uma situação, já estabelecida, é também uma demonstração da crença da UNESCO na nossa capacidade empreendedora e de cumprir com aquilo que foi planejado. Dentro dessas promessas que nós fizemos está a criação de um observatório da gastronomia, um dos pioneiros do mundo, o primeiro do país, isto vai ser para o setor uma ferramenta extraordinária para o processo de tomada de decisão”, analisa o diretor da FloripAmanhã e consultor do Projeto Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia, Eduardo Barroso.

 

“Analisando o crescimento na área de gastronomia, ou seja, as universidades oferecendo os seus cursos, chefes vindo para cá, e se instalando aqui, tudo isso é um sinal de que nós temos um ambiente muito favorável, para colocar Florianópolis nesta rede de cidades criativas, resolvemos trabalhar a nossa gastronomia, a nossa maricultura, o perfil de Santa Catarina como produtor de vinho e de alimentos, tudo isso constituía um ambiente importante para que pudéssemos receber este selo internacional, que vai atrair para a cidade mais eventos e pessoas, além de qualificar e preparar a cidade”, afirma a vice-presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, uma das idealizadoras da candidatura de Florianópolis, uma iniciativa da associação em conjunto com a prefeitura, organizações da sociedade civil e academia ligadas ao setor.

 

 

Cidades da Gastronomia

 

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas - Gastronomia passa a contar com mais duas cidades: Shunde - China e Tsuruoka - Japão. Já faziam parte cinco cidades, que apoiaram a candidatura da capital catarinense: Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), ChengDu (China), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia).

 

Desde 2010, a Associação FloripAmanhã trabalha neste projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Abrasel-SC, Sebrae Grande Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina). Na última oficina do Projeto (18/11), participaram também representantes da SOL (Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte), IFSC, UFSC, ASSESC/Estácio e Floripa Convention.

 

O título Cidade Unesco da Gastronomia vai gerar visibilidade internacional e incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.

 

Observatório Inédito

 

Nesta segunda-feira (1º), foi realizada no Hotel Baía Norte, no Centro, uma oficina para definição do mapa de informações estratégicas do setor de gastronomia em Florianópolis. Este é o primeiro passo operacional para a construção do que deve ser o primeiro Observatório da Gastronomia no país, uma das ações previstas no projeto Florianópolis Cidade UNESCO da Gastronomia.

 

O Observatório da Gastronomia é um dos requisitos da Unesco para as Cidades da Gastronomia, assim como a realização de um Festival Internacional com chefes das outras cidades da rede, a existência de legislação para estímulo a empreendimentos no setor e integração da gastronomia com artesanato, design e cultura locais. “Mais do que um Selo, fazer parte da Rede da Unesco de Cidades Criativas na categoria Gastronomia representa uma cidade que se comprometerá com o segmento, uma cidade que reúne condições de ser uma referência mundial”, coloca Eduardo Barroso.

 

Novas Cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO

 

Bilbao (Spain) – Design

Busan (Republic of Korea) – Film

Curitiba (Brazil) – Design

Dakar (Senegal) – Media Arts

Dundee (United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland) – Design

Dunedin (New Zealand) – Literature

Florianopolis (Brazil) – Gastronomy

Galway (Ireland) - Film

Granada (Spain) – Literature

Gwangju (Republic of Korea) – Media Arts

Hamamatsu (Japan) – Music

Hanover (Germany) – Music

Heidelberg (Germany) – Literature

Helsinki (Finland) – Design

Jacmel (Haiti) – Crafts & Folk Arts

Jingdezhen (China) – Crafts & Folk Arts

Linz (Austria) – Media Arts

Mannheim (Germany) – Music

Nassau (Bahamas) – Crafts & Folk Arts

Pekalongan (Indonesia) – Crafts & Folk Arts

Prague (Czech Republic) – Literature

Shunde (China) – Gastronomy

Sofia (Bulgaria) – Film

Suzhou (China) – Crafts & Folk Arts

Tel Aviv-Yafo (Israel) – Media Arts

Tsuruoka (Japan) – Gastronomy

Turin (Italy) – Design

York (United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland) – Media Arts


galeria de imagens