Polo UAB Florianópolis
REDE DE SABERES 2019
REDE DE SABERES 2019 - 2º CICLO
Por decorrência das avaliações positivas dos participantes do 1º ciclo em relação às ações formativas do Programa Rede de Saberes do ano de 2018, a equipe do Polo UAB considerou relevante dar continuidade ao programa em prol da socialização de relatos de experiência docentes e de investigações acadêmicas, ampliando assim, as vivências de trocas de conhecimentos entre graduados, especialistas, mestres e doutores das Instituições Públicas de Ensino Superior conveniadas e público em geral.
Para o 2º ciclo (2019) o programa contemplou 168 trabalhos apresentados, totalizando a carga horária de 250 horas de formação. Foram elencadas unidades temáticas diversificadas e tendo a participação de diversos segmentos tais como: profissionais da educação/SME, especialistas do Curso de Gestão em Saúde/UFSC, Informática em Saúde/UNIFESP, PROEJA/IF-SC e Formação Pedagógica/IF-SC, além de convidados especiais da comunidade em geral.
Temáticas Educacionais
Data: 11/03/2019 – segunda-feira
Comunicação Oral – 35 Vagas
1. Ana Lúcia Machado. “A cidade e suas possibilidades enunciativas: polifonia e empoderamento.”
2. Ingrid Knochenhauer de Souza. “Influência do forro e elementos de absorção em projeto arquitetônico de salas de aula para os parâmetros de TR, STI e D50 através de simulação computacional.”
3. Diane Schlieck. “Aprendizagem escolar e tecnologias digitais: controvérsias reveladas por alunos/as do Ensino Fundamental.”
4. Lisandra Invernizzi. “Ser “daqui” ou “de fora”: hierarquias, descontinuidades e trânsitos no futebol não profissional de Florianópolis.”
Data: 12/03/2019 – terça-feira
Relato de Experiência – 35 Vagas
5. Ana Falcão. “Recicla planeta – Olhar do Projeto do Integral da Escola Básica Municipal Anísio Teixeira.”
6. Camila Sá Pericolo. “Práticas inclusivas e parceira entre o AEE e o ensino comum: diálogos e experiências docentes na Escola Municipal Prof.ª Dilma Lúcia dos Santos”.
7. Gislene Natera. “A música nos anos iniciais da RME de Florianópolis: perspectivas de parcerias?”
8. Elaine Cristina Pamplona Seiffert. “Quebrando barreiras: experiências educacionais inclusivas compartilhadas.”
9. Carla Peres Souza. “Feira escolar de matemática na EBIAS: contribuições ao protagonismo estudantil”.
10. Daniela Cristina Silva. “Organização dos espaços: uma jornada para aprendizagem e autonomia das crianças?”
Data: 13/03/2019 – quarta-feira
Relato de Experiência – 35 Vagas
11. Graziela Pereira da Conceição e Lizyane Francisca Silva dos Santos. “O projeto de trabalho coletivo das professoras auxiliares de Educação Infantil: as interações em destaque.”
12. Lílian Claudete Oda Ferreira. “De Naufragados à Ilha do Campeche: conhecendo a ilha ao som do Daza.”
13. Jaqueline Maria Coelho Maciel. “Caçadores de monstros: lutando contra as diferenças.”
14. Cristiane Guimarães, Nildes Lage, Solange Rocha e Tatiana Dias. “Contos e encantos da Ilha do Campeche.”
15. Jeanice Back Andrade. “Trilhando na Ilha da Magia: do homem do Sambaqui à etnomatemática.”
Data: 14/03/2019 – quinta-feira
Oficina – 25 vagas
16. Sandra Regina Pires e Fabienne Neide Cunha. “Oficina de Bonecos/as Negros/as: tecendo diálogos sobre pertencimento étnico-racial na infância. (necessário trazer material).”
Data: 15/03/2019 – sexta-feira
Relato de Experiência – 35 Vagas
17. Julisse Savi. “Desenvolvimento de um sistema solar no Laboratório de Ciências.”
18. Léo Jorge Peixoto e Fabiana Cristina Acordi Nunes. “Juntos é bem melhor.”
19. Marrara Laurentino Gomes. “O ciclo da água”.
20. Jaqueline de Souza Matta Adão. “Uma Aventura na África”.
21. Cíntia Cardoso. “Branquitude na Educação Infantil: Um Estudo sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais em uma Unidade Educativa do Município de Florianópolis, 2018”
Data: 19/03/2019 – terça-feira
Oficina – 25 Vagas
22. João Mateus Espíndola da Silveira Batista. “Mindfulness nas relações.”
Temáticas da Saúde
Data: 20/03/2019 – quarta-feira
Comunicação Oral E Palestra – 35 Vagas
23. Daniel Francisco Ribeiro. “Análise da utilização de Registros de Saúde Pessoal via aplicativos pelos pacientes de serviços de saúde: Uma revisão sistemática.”
24. Jaqueline Fernanda Weber. “Picada da Aranha Marrom, prevenção e tratamento – Projeto Loxosceles”
25. Tatiane Moraes Garcez. “Saúde vocal”.
26. Ricardo Coelho Bosco. “Perfil dos usuários atendidos no setor fisioterapia pelo SUS no município de Garopaba”.
Temáticas Educacionais
Data: 21/03/2019 – quinta-feira
Oficina – 25 Vagas
27. Graziela München. “Grupo de Educadores Google – GEG” - Google, Google acadêmico, Google Drive, Google Now, Armazenamento de arquivos na nuvem.
Data: 22/03/2019 – sexta-feira
Comunicação Oral – 35 Vagas
28. Fernanda Araújo de Jesus Rios. “Proposta de uma metodologia interdisciplinar para EJA”.
29. Djerly Simonetti. “As cartas de certificação da EJA para a RME.”
30. Regina Fenagoli Camargo Xavier. “A juvenilização na EJA da Escola Silveira de Souza da rede pública.”
Data: 25/03/2019 – segunda-feira
Oficina – 25 Vagas
31. Emilly Fidelix da Silva. “Grupo de Educadores Google – GEG “ – Infográficos: a arte dos pontos fortes.
Data: 27/03/2019 – quarta-feira
Oficina – 25 Vagas
32. Rosângela Kittel. “Facebook: as ações que jovens com deficiência intelectual realizam na rede social digital à luz dos princípios da autoadvocacia.’’
Data: 03/04/2019 – quarta-feira
Comunicação Oral – 35 Vagas
33. Tatiane Rosseau Machado. “A docência e suas práticas a partir da inserção dos computadores móveis do Projeto um Computador por Aluno na Grande Florianópolis.”
34. Bruno Ziliotto. “Provocações Crônicas: a construção de um site educativo para repensar a escola, a disciplina de História e as Áfricas.”
35. Sandra Dias da Luz. “Miradas no Caleidoscópio: oficinas de multiletramentos com dispositivos móveis na criação de narrativas digitais na Educação Básica.”
36. Raquel Regina Zmorzenski Valduga Schöninger. “Educomunicação: fundamentos e interfaces com a Educação Básica.”
37. Gilberto André Borges. “Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Inicial do Professor de Música: um estudo sobre o uso de recursos tecnológicos por estudantes de Licenciatura em Música no Estado, de Santa Catarina.”
Data: 09/04/2019 – quarta-feira
Grupo de Estudos – 25 Vagas
38. Andréa do Prado Felippe. “Grupo de estudos independentes sobre alfabetização – GEISA” – A Alfabetização na BNCC (encontros quinzenais - 19h00min às 21h00min. Carga horária: 30 horas por semestre).
Data: 10/04/2019 – quinta-feira
Oficina – 25 Vagas
39. Luciana Augusta Ribeiro do Prado. “Os jogos digitais de alfabetização.”
Data: 17/04/2019 – quarta-feira
Comunicação Oral e Relato De Experiência – 35 Vagas
40. Daniela Guse Weber. “Biblioteca e suas possibilidades.”
Fernanda Cláudia Luckmann da Silva. “Letramento informacional na educação básica: percepções da direção escolar.”
41. Fernanda Cargnin Gonçalves. “Alfabetização sob o olhar dos alfabetizadores: um estudo sobre essencialidades, valoração, fundamentos e ações no ensino da escrita na escola.”
42. Andréa do Prado Felippe. “A importância da formação (psico)linguística do alfabetizador para obtenção de bons resultados na Alfabetização.”
43. Silviane Irulegui Bueno. “Deveres de casa: para quê? Para quem? ”
Data: 23/04/2019 – terça-feira
Grupo de Estudos – 25 Vagas
44.Andréa do Prado Felippe. “Grupo de estudos independentes sobre alfabetização – GEISA” – A Alfabetização na BNCC - (encontros quinzenais - 19h00min às 21h00min – Carga horária – 30 horas por semestre).
Data: 24/04/2019 – quarta-feira
Comunicação Oral – 35 Vagas
45. Angela Mafra de Moraes. “O processamento da morfologia derivacional durante o reconhecimento visual de palavras por disléxicos.”
46. Simone Pletz Ribeiro. “Contribuições do jogo cognitivo eletrônico ao aprimoramento da atenção no contexto escolar.”
47. Nadine Heisler e Sabrina Vieira da Luz. “Domlexia: a tecnologia a favor da dislexia.”
48. Regina Ferrazoli Camargo Xavier. “Caracterização do desempenho em leitura, escrita e lateralidade em escolares do Ensino Fundamental.”
49. Wagner Ferreira Angelo. “Tarefas comunicativas na educação de crianças nos Anos Iniciais.”
Data: 29/04/2019 – segunda-feira
Oficina – 25 Vagas
50. Emilly Fidélix. “Grupo de Educadores Google – GEG” – Kahoot: aprender e ensinar brincando (inscrição separada – formação ao longo do ano – Carga horária: 30 horas anuais).
Data: 08/05/2019 – quarta-feira
Comunicação Oral – 35 Vagas
51. Marco Cesar Krüger da Silva. “A importância do desenvolvimento da consciência fonológica no processo de alfabetização”.
52. Lidiomar José Mascarello. “Memória de Trabalho e o seu papel na aprendizagem, em especial na leitura”.
53. Gesiel Pereira da Silveira. “Gênero discursivo Propaganda”.
Data: 15/05/2019 - quarta-feira
Comunicação Oral – 35 Vagas
54. Maria Letícia Naime Muza. “O Trabalho da Oralidade nas Escolas Municipais de Florianópolis, da Teoria da Grande Divisa aos PCNs: o desafio ainda continua.”
55. Rita de Cássia Peres. “Ensino-aprendizagem da escrita subsidiado por um projeto de letramento: a crônica e a construção de um projeto de dizer em uma turma de 8º ano de uma escola pública de Florianópolis”.
56. Dohane Juliana Roberto. “Leitura em LE: aspectos da demanda na pós-graduação e nos testes de proficiência.”
57. Luciene Fontão. “Texto, linguagem e interação na escola”
Data: 16/05/2019 – quinta-feira
Palestra – 35 Vagas
58. Fabiana Gonçalves. “Coaching Educacional: conceito, aplicação e possibilidades de qualificação docente”.
59. Fernanda Mendes Leal. “Roda de conversa: nossa educação no futuro.”
Data: 20/05/2019 – segunda-feira
Oficina – 25 Vagas
60. Rosetenair Feijó Scharf. “Faz e conta: a arte de contar história I.”
Data: 22/05/2019 – quarta-feira
Comunicação Oral – 35 Vagas
61. Aline Silva Zilli. “Mudar é difícil, mas é possível: estudo de caso da construção de uma Revista Digital no ensino de Língua Portuguesa.”
62. Andressa da Costa Farias. “A retextualização para o texto digital: plataformas de aprendizagem”.
63. Ana Maria Alves de Souza. "Frida Kahlo para crianças.”
64. Luciene Fontão. “Nos passos de Antonieta: escrever uma vida.”
Data: 23/05/2019 – quinta-feira
Oficina – 25 Vagas
65. Rosetenair Feijó Scharf. “Faz e conta: a arte de contar história II”.
Data: 27/05/2019 – segunda-feira
Oficina – 25 Vagas
66. Emilly Fidelix. “Grupo de Educadores Google – GEG – “Aprendendo com os games”.
Data: 28/05/2019 – terça-feira
Oficina – 25 Vagas
67. Kadhiny Mendonça de Souza Policarpo e Gabriela Marçal Nunes. “APPlicando recursos tecnológicos em sala de aula”.
Data: 29/05/2019 – quarta-feira
Oficina – 25 Vagas
68. William Fernandes Rabelo da Silva. ”Google na sala de aula”.
Data: 30/05/2019 – quinta-feira
Oficina – 25 Vagas
69. Graziela München. “Grupo de Educadores Google – GEG - Ferramentas de produtividade para educadores – G Suits”.
Data: 05/06/2019 – quarta-feira
Comunicação Oral – 35 Vagas
70. Jussara Brigo. “As Figuras Geométricas no Ensino de Matemática: uma análise histórica nos livros didáticos (palestra 1h).”
71. Carla Peres Souza. “Feiras Catarinenses de Matemática: contribuições para inclusão escolar de um grupo de crianças com deficiência intelectual (palestra 1 h).”
72. Adriane Carmem Biondo. “O Ensino da Matemática no primeiro ciclo do ensino básico: a apropriação do sistema de numeração decimal- estudo de caso.”
73. Daniela Guse Weber. “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: contribuições à prática pedagógica de professores que ensinam matemática em classes de alfabetização.”
Data: 10/06/2019 – segunda-feira
Palestra
74.Charles Schnorr. “Prevenção: do primeiro socorro à formação.”
Data: 12/06/2019 – quarta-feira
Comunicação Oral – 35 Vagas
75. Cristiane de Castro Ramos Abud. “Sangue, Risco e Medo: Gramáticas da AIDS nos livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano de Escolas Municipais de Florianópolis (2000 a 2011).”
76. José Pedro Simas Filho. “Leituras do Pisa: Sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências.”
77. Carolina Kuhnen, Vânia Sílvia Louro Ferrari e Euler Erse. “Projeto: Árvore de estimação.”
Data: 17/06/2019 – segunda-feira
Oficina – 25 Vagas
78. Cristiane Guimarães e Solange Rocha. “Poéticas em corpo e voz.”
Data: 19/06/2019 - quarta-feira
Comunicação Oral – 35 Vagas
79. William Marques Pauli. “As reformas da educação e os novos interesses do capital sobre a formação do professor de geografia.”
80. Ricardo Pinho. “O Tempo do Engenho: A modernização recente de Florianópolis considerada a partir da trajetória e obra do Grupo Engenho (História e fontes para o ensino de História)”.
81. Érica de Oliveira Gonçalves. “No rastro das estrelas: o Planetário e o ensino de astronomia à luz da Teoria Ator-Rede .”
82. Haylor Delambre Jacques Dias. “A arte de Nilo Dias no cenário cultural de Florianópolis e a chegada do Modernismo nas artes plásticas de Santa Catarina.”
Data: 24/06/2019 - quarta-feira
Oficina – 25 Vagas
83.Emilly Fidelix. “Grupo de Educadores Google – GEG: oficina prática”
Data: 26/06/2019 - quarta-feira
Oficina – 25 Vagas
84. Lucélia Moreira Pereira e Leandro De Bona Dias. “As potencialidades e os desafios do uso das Tecnologias do Imaginário nas aulas de línguas.”
Data: 03/07/2019 – quarta-feira
Oficina – 25 Vagas
85. Tatiane Rousseau Machado. “Prezi: apresentações lineares nunca mais”.
Data: 10/07/2019 – quarta-feira
Palestra – 40 Vagas
86. Marlene Salete Comiotto. “Influências das Emoções no Cotidiano”.
Data: 11/07/2019 – quinta-feira
Oficina – 25 Vagas
87.Graziela München Stein. “Eu, professor inovador Google”.
Data: 29/07/2019 – segunda-feira
Oficina – 25 Vagas
88. Emilly Fidelix. “Grupo de Educadores Google – GEG: oficina prática”.
Data: 30/07/2019 – terça-feira
Palestra – 40 Vagas
89. Patrícia Santos e Costa e Adriana Motta. “Práticas Restaurativas: melhorando a convivência na escola.”
Data: 31/07/2019 – quarta-feira
Palestra e Relato de Experiência – 40 Vagas
90. Marlene Salete Comiotto. “Saúde através das Bioenergias”.
91. Dayse Fagan Fonseca “Situações pedagógicas de música durante um intercâmbio na Itália”.
Data: 14/08/2019 – quarta-feira
Comunicação Oral – 40 Vagas
92. Artur Gomes de Souza. “PROFESSOR TEMPORÁRIO: situações da docência em Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2011/2017).”
93. Juliano Silveira. “Educação Física na cultura digital: formação continuada com professores de escolas públicas de SC.”
Data: 15/08/2019 – quinta-feira
Comunicação Oral – 40 Vagas
94. André Justino dos Santos Costa. “O espaço físico e sua implicação curricular para a Educação Física.”
95. Cecília da Silva. “Documentação pedagógica da Educação Física na Educação Infantil.”
96. Waleska Regina Becker Coelho de Franceschi. “O ensino de teatro na Rede Municipal de Florianópolis : reflexões curriculares.”
Data: 16/08/2019 – sexta-feira
Oficina – 25 Vagas
97.Graziela München. “Inovando e transformando a didática na sala de aula.”
Data: 21/08/2019 - quarta-feira
Palestra – 40 Vagas
98.Caue Fernando de Menezes Dias e Victor Henrique Rorato. “Processo legislativo e projetos na área da Educação.”
Data: 22/08/2019 - quinta-feira
Oficina – 25 Vagas
99. Gilberto André Borges. “O vídeo como ferramenta pedagógica: edição com o Kdenlive.”
Data: 26/08/2019 - segunda-feira
Oficina – 25 Vagas
100. Emilly Fidélix da Silva. “Grupo de Educadores Google – oficina prática”
Data: 27/08/2019 - terça-feira
Oficina – 35 Vagas
101. Sandro Piacentini. “O humor como metodologia de trabalho.”
Data: 28/08/2019 - quarta-feira
Comunicação Oral – 40 Vagas
102. Bruno Gonçalves Galdino da Costa. “Efeito de uma intervenção multicomponente sobre o tempo gasto em uma atividade física no período escolar.”
103. Lisandra Invernizzi. “Punhobol e a construção do gosto esportivo.”
104. Mariana Mendonça Lisbôa. “Quando o Esporte-da-Mídia vende sonhos e desejos: publicidade e infância na Copa do Mundo da FIFA 2014.”
105. Mirte Adriane Varotto. “As Práticas Pedagógicas na Educação Física com bebês.”
Data: 29/08/2019 - quinta-feira
Oficina – 40 Vagas
106. José Douglas Alves dos Santos. “Projeto Cinedocência: Sociedade dos Poetas Mortos.”
Data: 04/09/2019 - quarta-feira
Palestra – 40 Vagas
107. Daniel Godinho Berger. “Identidade pedagógica própria e os desafios para as políticas públicas para EJA”
Data: 05/09/2019 - quinta-feira
Palestra – 40 Vagas
108. Victor Henrique Rorato. “Oratória para profissionais da educação.”
Data: 10/09/2019 - terça-feira
Oficina – 35 Vagas
109. Reonaldo Manoel Gonçalves. “Danças populares brasileiras”
Data: 11/09/2019 - quarta-feira
Comunicação Oral – 40 Vagas
110. Morgana Zardo Von Mechelin. “Educação de Jovens e Adultos no contexto da parceria Secretaria Municipal de Educação e Escola Canto da Ilha/CUT, Florianópolis.”
111. Anderson Carlos Santos de Abreu. “Epistemologia e EJA: concepções da modalidade.”
112. Deisi Cord. “Pouco escolarizados na cultura digital: uma relação (in)tensa.”
Data: 18/09/2019 – quarta-feira
Comunicação Oral – 40 Vagas
113. Thamirys Frigo Furtado. “A leitura literária na Educação Infantil: um mapeamento dos espaços e tempos coletivos nas instituições da Rede Municipal de Florianópolis”.
114. Nívia Barros Escouto. “A formação do leitor-literário na educação infantil: a interação da palavra da vida cotidiana com a palavra literária.”
115. Jacira Carla Bosquetti Muniz. “Olha só, ele me enganou! Estava com sono até agora...”. O que nos dizem os bebês? Aproximação às práticas de cuidado a partir da etnografia na Educação Infantil.”
Data: 19/09/2019 – quinta-feira
Oficina – 25 Vagas
116. Graziela München Stein. “Inovando e transformando a didática na sala de aula.”
Data: 23/09/2019 – segunda-feira
Oficina – 25 Vagas
117. Emilly Fidélix da Silva. “Grupo de Educadores Google – oficina prática”
Data: 24/09/2019 – terça-feira
Oficina – 35 Vagas
118. Sandro Piacentini. “O humor como metodologia de trabalho.”
Data: 25/09/2019 – quarta-feira
Relato de Experiência e Oficina – 35 Vagas
119. Simoni Conceição Rodrigues Claudino. “O Lugar da Literatura Infantil no Projeto Político Pedagógico das Instituições Públicas de Educação Infantil da rede Municipal de Educação de Florianópolis.”
120. Simone Cristiane Silveira Cintra. Oficina – “Linguagens da Arte na Educação Infantil.”
Data: 26/09/2019 – quinta-feira
Oficina – 40 Vagas
121. José Douglas Alves dos Santos. “Projeto Cinedocência: O sorriso da Mona Lisa.”
Data: 01/10/2019 – terça-feira
Oficina – 25 Vagas
122. Dulce Márcia Cruz e Denise Figueredo Loch. “Game Comenius: o jogo da didática”.
Data: 02/10/2019 – quarta-feira
Palestra e Apresentação Oral – 40 Vagas
123. Giselle Silva Machado de Vasconcelos. “Você vai ter que aprender a desobedecer! A Participação das crianças na relação pedagógica: um estudo de caso na educação infantil.”
124. Tatiane Moraes Garcez. “Desenvolvimento sociocomunicativo.” (palestra)
Data: 03/10/2019 – quinta-feira
Apresentação Oral – 40 Vagas
125. Zoleima Pompeo Rodrigues. “A Inserção na relação educativo-pedagógica na Educação Infantil.”
126. Joselma Salazar de Castro. “A Docência na Educação Infantil como Ato Pedagógico.”
127. Altino José Martins. “Minúncias da Vida Cotidiana no Fazer-fazendo da Docência na Educação Infantil.”
Data: 08/10/2019 – terça-feira
Oficina – 25 Vagas
128. Tatiane Rousseau Machado. “Oficina de produção textual: ata/ resumo x síntese”.
Data: 09/10/2019 – quarta-feira
Palestra e Apresentação Oral – 40 Vagas
129. Marilene Faria Büttenbender e Maria Aparecida Hahn Turnes. “Educação Especial na Educação Infantil.”
130. Tatiane Moraes Garcez.”Sinais de alerta para o desenvolvimento infantil” (palestra)
131. Nadine Heisler e Sabrina Vieira da Luz. “Dislexia no ambiente escolar” (palestra)
Data: 10/10/2019 – quinta-feira
Oficina – 25 Vagas
132. Gustavo Dela Bruna Noronha. “Oficina de Excel Básico para educadores”
Data: 16/10/2019 – quarta-feira
Palestra e Apresentação Oral– 40 Vagas
133. Tatiane Moraes Garcez. “Habilidades de Consciência Fonológica.”
134. Luciane Volken. “Os espaços e tempos educativos: suas implicações nas aprendizagens dos educandos.”
135. Irene Vonsovicz Zeglin. “Ambientalização Curricular na Educação Infantil: um diálogo possível a partir das relações com a natureza, o afeto e o cuidado.”
Data: 17/10/2019 – quinta-feira
Oficina – 25 Vagas
136. Gustavo Dela Bruna Noronha. “Oficina de Excel Básico para educadores”
Data: 22/10/2019 – terça-feira
Oficina – 25 Vagas
137. Tatiane Rousseau Machado. “Oficina produção textual: projeto”.
Data: 23/10/2019 – quarta-feira
Apresentação Oral e Palestra – 40 Vagas
138. Elaine de Paula. “Vem Brincar Na Rua. Entre o Quilombo e a Educação Infantil: Capturando Expressões, Experiências e Conflitos de Crianças Quilombolas no Entremeio Desses Contextos.”
139. Gabriela Albanás Couto. “Educação de Jovens e Adultos em espaços não escolares: desafios e possibilidades.”
140. Daniela Fernanda Sbravati. “Frutos do suor: relações de exploração, produção e dependência do Trabalho doméstico na corte imperial.”
Data: 24/10/2019 – quinta-feira
Oficina – 25 Vagas
141. Graziela München Stein. “Inovar com interação: Google Trainer.”
Data: 28/10/2019 – segunda-feira
Oficina – 25 Vagas
142. Emilly Fidélix da Silva. “Grupo de Educadores Google – oficina prática.”
Data: 29/10/2019 – terça-feira
Oficina – 25 Vagas
143. Sandro Piacentini. “O humor como metodologia de trabalho.”
Data: 30/10/2019 – quarta-feira
Apresentação Oral e Palestra – 40 Vagas
144. Paula Cortinhas de Carvalho Becker. “Do Programa Mais Educação à Educação Integral: O Currículo como Movimento Indutor.”
145. Cláudia Silva. “Escola a Tempo Inteiro: análise dos discursos especializados.”
146. Vânio César Seemann. “O que Significa mais tempo na Escola? Sobre as Políticas de Jornada em Tempo Integral nos Microcontextos das redes municipais de ensino.” (Palestra)
Data: 31/10/2019 – quinta-feira
Cinema – 50 Vagas
147. José Douglas Alves dos Santos. “Projeto Cinedocência: A Caça”.
Data: 05/11/2019 – terça-feira
Palestra – 40 Vagas
148. Dinorá Meinicke. “Formação Continuada numa Perspectiva da Educação para a Inteireza: Uma necessidade do professor de Creche.”
Data: 06/11/2019 – quarta-feira
Apresentação Oral – 40 vagas
149. Odimar Lorenset. “BNCC e os campos de experiência: ênfase em arte e movimento.”
150. Karina de Araújo Dias. “A formação continuada dos profissionais da educação da Rede Municipal de Florianópolis: governamento e constituição de subjetividades docentes.”
Data: 07/11/2019 – quinta-feira
Oficina – 25 Vagas
151. Sandro Piacentini. “O humor como metodologia de trabalho.”
Data: 12/11/2019 – terça-feira
Oficina – 25 Vagas
152. Luciene Fontão. "Antonieta: uma Professora Cronista.”
Data: 13/11/2019 – quarta-feira
Apresentação Oral – 40 vagas
153. Márcia Bressan Carminati. “Tomando a palavra... O processo de formação da Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito (2004/2013).”
154. Cláudio Roberto Antunes Scherer Júnior. EJA: “Cultura escolar.”
Data: 14/11/2019 – quinta-feira
Oficina – 25 Vagas
155. Caue Fernando de Menezes Dias e Victor Henrique Rorato. “Executivo e Legislativo: quais os reais papéis dos poderes na educação municipal.” (2h)
Data: 19/11/2019 – terça-feira
Palestra – 40 Vagas
156. Manuel Sebastián Rebollo Couto e Paulo Henrique Oliveira Porto de Amorim. “A importância da Educação Ambiental nos Dias de Hoje.”
Data: 20/11/2019 – quarta-feira
Oficina – 25 Vagas
157. Dulce Márcia Cruz. “Game Comenius: o jogo da didática”.
Data: 21/11/2019 – quinta-feira
Oficina – 25 Vagas
158. Graziela München.
Data: 22/11/2019 – sexta-feira
Oficina – 25 Vagas
159. Jefferson da Rosa. “Jogos Digitais Educativos: como analisar seus elementos para o planejamento didático.” (2h)
Data: 25/11/2019 – segunda-feira
Oficina – 25 Vagas
160. Emilly Fidélix da Silva. “Google para Educadores: atividade prática”
Data: 26/11/2019 – terça-feira
Apresentação Oral – 40 vagas
161. Julianna Rosa de Souza. “Diálogos sobre Racismo e Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire.”
162. Janaína da Silva Ferreira. “O rompimento das barragens das investidas da Vale.”
Data: 27/11/2019 – quarta-feira
Apresentação Oral – 40 vagas
163. Andréa do Prado Felippe. “Processo de Alfabetização: transtornos específicos de aprendizagem x dificuldades de aprendizagem.”
Data: 28/11/2019 – quinta-feira
Cinema
164. José Douglas Alves dos Santos. “Projeto Cinedocência: O substituto.”
Programa Rede de Saberes – Outras Formações Técnicas
Formação continuada na E.B.M. Herondina Medeiros Zeferino
No início do ano de 2019 a coordenadora do Polo, Profa. Andréa do Prado Felippe recebeu um convite do diretor Willian Pauli e da orientadora educacional Cristiane Moraes, representantes da EBM Herondina Medeiros Zeferino, para ministrar um curso de formação técnica “Alfabetização no contexto do letramento” para as professoras alfabetizadoras do 1º e 2º ano, professoras auxiliares e equipe pedagógica.
O planejamento foi realizado de modo colaborativo para definição do conteúdo programático, carga horária de formação e data dos encontros presenciais. Foram previstos e realizados 10 encontros de formação, com a carga horária de 40 horas, que versaram sobre a teoria e a prática do processo de alfabetização e tinham como objetivo geral auxiliar as profissionais da unidade educativa na organização de seus planos de ensino e aprendizagem e nos desafios existentes no cotidiano da sala de aula.
Objetivos: possibilitar a ampliação do debate científico entre os profissionais da SME, de modo a contemplar a Meta 16 do Plano Municipal: “[...] garantir a todos os profissionais da educação do município, formação continuada em serviço, considerando necessidades, demanda e contextualização dos sistema de ensino”.
Objetivos específicos: possibilitar o aprofundamento teórico dos profissionais no que tange a paradigmas, perspectivas, metodologias e temáticas pertinentes ao processo de ensino e aprendizagem inicial da língua escrita - Alfabetização (faceta linguística) e Letramento (facetas interativa e sociocultural), por meio do estudo regular e reflexivo, a fim de buscar maior aproximação entre teoria e prática pedagógica e a melhoria da qualidade da educação; subsidiar os profissionais quanto às especificidades do processo de alfabetização e do objeto de ensino; buscar contribuições científicas das áreas da Psicogênese, da Psicologia Cognitiva, da Linguística Aplicada, da Psicolinguística, da Fonologia, da Sociolinguística, entre outras, a fim de ampliar o debate sobre o desenvolvimento das facetas linguística, interativa e sociocultural da aprendizagem inicial da língua escrita; promover uma ação formativa que contribua para o atendimento das metas mobilizadoras da SME 2017/2020, quais sejam: 1) aumentar a proficiência dos estudantes na Prova Brasil em 8% em Língua Portuguesa para os anos iniciais; 2) aumentar em 30% o número de estudantes do 3º ano do EF nos níveis mais avançados da ANA (níveis 4 e 5) e 8% em Língua Portuguesa para os anos iniciais;
Conteúdo Programático
- Alfabetismo X Analfabetismo Funcional no Brasil – indicadores nacionais e internacionais
- Perspectiva histórico-cultural e a Alfabetização;
- Alfabetização e Letramento na Proposta Curricular de Florianópolis, BNCC, PNAIC e Pró-Letramento;
- A estrutura e funcionamento do Sistema de Escrita Alfabético-Ortográfico do Português do Brasil;
- Consciência Fonológica – conceito, níveis, avaliação, atividades, jogos virtuais e manipulativos;
- Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico – Projeto de pesquisa, Projeto de letramento, Sequência didática, Atividade de sistematização e atividade permanente;
- Currículo e avaliação da Alfabetização;
- Variação linguística e Alfabetização;
- O perfil do professor e o ambiente alfabetizador;
- Memória e aprendizagem.
Programa Rede de Saberes – Outras Formações Técnicas
Oficina no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú
No dia 05 de dezembro de 2019 o Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú, por meio da equipe docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia, promoveu o “II Ciclo de debates em educação” e contou com a participação da coordenadora do Polo Andréa do Prado Felippe ministrando a oficina “Alfabetização: transtornos específicos de aprendizagem X dificuldades de aprendizagem”.
O evento foi gratuito e aberto à comunidade educativa e público em geral. A participação neste evento serviu como um passo importante no estabelecimento de parceria entre o IFC Camboriú e o Polo UAB Florianópolis, pois na ocasião foi possível fazer a divulgação do Programa Rede de Saberes e convidar a equipe docente e discente para participar do programa em 2020.
Outras Formações Técnicas
Curso de Português para refugiados
O Polo UAB Florianópolis sedia desde o ano de 2019, o curso de Português para refugiados, por meio da parceria com a Organização Pelos Refugiados – OPR. O curso foi ofertado em nível básico e intermediário por professores voluntários vinculados à organização.
A contrapartida do polo é a oferta de estrutura física e disponibilização de equipe de apoio para acolhida e orientação aos participantes. O curso é gratuito e ministrado as terças e quinta-feiras das 19h00min às 21h00min, com um pequeno intervalo para lanche.