25/09/2013 - SC - Comunicação
Obras na cidade serão escolhidas pela população
Prefeito reserva orçamento de R$ 21 milhões para viabilizar prioridades

foto/divulgação: Petra Mafalda

Prefeito e vice apresentam projeto à imprensa

A população de Florianópolis vai, a partir de agora, escolher as obras que considera prioritárias para seu bairro. O prefeito Cesar Souza Júnior lançou nesta quarta-feira (25) o Orçamento no Bairro, “um dos instrumentos de participação popular na administração”, em que cada microrregião vai eleger, por voto direto, duas obras preferenciais – dentro de um rol de obras sugeridas pelos próprios moradores – cuja execução estará garantida por um orçamento impositivo.

Esse orçamento, sem qualquer contingenciamento, atinge R$ 21 milhões. Para a execução do Orçamento no Bairro, a cidade foi dividida em seis regiões – Norte, Centro, Maciço, Sul, Leste e Continente – e cada uma delas foi subdividida em microrregiões, num total de 30.

Cada região poderá eleger uma obra de até R$ 1 milhão. Cada microrregião poderá eleger duas obras de R$ 250 mil cada. E todos juntos podem escolher uma obra global para a cidade, com valor ainda não definido.

As obras sugeridas pelos moradores passarão por avaliação de uma câmara técnica, que vai analisar sua adequação financeira e sua viabilidade. Só então elas serão submetidas a votação. “Não vamos vender sonhos. As obras vão para votação já orçadas”, disse o prefeito.

“No Prefeitura no Bairro – programa que leva a administração municipal aos bairros, para um contato direto com a população – identificamos demandas específicas, questões localizadas. Como temos muitas demandas e incapacidade financeira, o cidadão vai nos ajudar a estabelecer as prioridades”, acrescentou.

A votação respeitará as bases geográficas da Justiça Eleitoral e será necessário título de eleitor para votar. “Vai ser um miniprocesso eleitoral. Nossa meta é que 10% da população participem das eleições, e então nós teremos entre 30 e 35 mil eleitores”, avaliou Cesar Souza Júnior.

No próximo dia 15 de outubro, na Assembleia Legislativa, o Orçamento no Bairro será apresentado às lideranças comunitárias e à população em geral e será lançado o edital de inscrição de obras, cujo período termina em 30 de novembro.

A partir de 1º de dezembro, serão feitas as avaliações técnicas das sugestões apresentadas. Em fevereiro e março de 2014, serão realizadas assembleias regionais, com a escolha de um obra para cada microrregião e a eleição dos delegados que vão participar do Conselho da Cidade.

Em 22 de março, tripla votação: serão escolhidas mais uma obra para cada uma das 30 microrregiões, a obra que vai beneficiar cada uma das seis regiões e aquela global, para a cidade toda.

arquivos para download