26/05/2010 - SMC - Cultura
Concurso de Quadrilhas
A primeira noite do São João do Continente terá concurso de quadrilhas juninas estilizadas e tradicionais tornando-o cada vez mais a Maior Festa Junina de Santa Catarina.

foto/divulgação: Sílvio Sousa

Concurso de Quadrilhas

A primeira noite do São João do Continente terá concurso de quadrilhas juninas estilizadas e tradicionais tornando-o cada vez mais a Maior Festa Junina de Santa Catarina.

O concurso que é promovido pela Prefeitura Municipal, Secretária do Continente e ACELT que pretende reunir diversas quadrilhas e o resultado final será divulgado após o encerramento.
Veja vídeos no site: http://www.quadrilheirosdobrasil.com.br

Segundo o coordenador do São João do Continente 2010, Sílvio Sousa, durante as apresentações estão sendo avaliados: coreografia, figurino, entrada, saída, marcador, casamento, harmonia, repertório e evolução. Todos os jurados possuem reconhecida competência técnica, tanto na área de cultura popular e dança.

Confira o Regulamento:

1 - DA FINALIDADE

O Concurso de Quadrilhas tem por finalidade valorizar, difundir e incentivar uma das mais populares manifestações culturais da época junina – A QUADRILHA.

2 - DOS PARTICIPANTES

2.1. Poderão participar do Concurso, Quadrilhas Infantil, Infanto Juvenil e Adultas, desde que façam suas inscrições de acordo com os itens deste regulamento. Os grupos devem ser constituídos por, no mínimo, 16 pares. O não atendimento a este número acarretará a perda de 02 (dois) pontos.

2.2. As Quadrilhas serão responsáveis pelas músicas durante as apresentações, utilizando-se de CD gravado ou de conjuntos musicais. As Quadrilhas que utilizarem CD gravado (etiquetado com o nome da mesma), deverão comparecer ao local trazendo duas cópias do material a ser executado, com uma hora de antecedência do início da competição.

2.3. O não comparecimento dos representantes das quadrilhas para testar o CD conforme estabelecido no item anterior, desobriga a Coordenação do Concurso de qualquer falha que venha a ocorrer com a execução do material no momento da apresentação.

3 - DAS EXIBIÇÕES

3.1. As quadrilhas deverão estar no local da concentração, com todos os componentes, 1h (uma) hora antes do horário pré-estabelecido no sorteio realizado nos pólos sediadores para ordem de apresentação, devendo um representante de cada quadrilha se apresentar à produção do Concurso.

3.2. O Representante da Quadrilha deverá apresentar os documentos de identidade de cada integrante para conferência com os nomes entregues no ato da Inscrição. As Quadrilhas não poderão se exibir caso o número de participantes no ato da apresentação seja inferior a 70% daqueles inscritos.

3.3. Não será permitida, em hipótese alguma, a utilização de propagandas políticas ou afins, qualquer que seja o seu tipo ou forma, escrita ou falada. Caso a Quadrilha tenha alguma dúvida ao disposto neste item, deverá procurar os organizadores do evento, a quem cabe decidir se o material poderá ser utilizado ou não. A Quadrilha que descumprir esta determinação será automaticamente desclassificada.

3.4. Responsabilidade do São João do Continente 2010 sediadores:

  • Decoração típica no ambiente da competição;
  • Espaço com tablado;
  • Iluminação;
  • Segurança (Polícia Militar, Guarda Municipal e Seguranças;
  • Estacionamento para os ônibus das quadrilhas com segurança;

3.5 – DAS INSCRIÇÕES:

3.5.1. As inscrições deverão ser feitas das 09h às 18h, na Secretaria Municipal do Continente – Rua João Evangelista da Costa, 827 – Coloninha ou pelo E-mail quadrilhas@saojoaodocontinente.com.br – A Inscrição deverá ser feita até o dia 11 de junho de 2010.

Informações: 3271-7900 (Adriana) 

4. No ato da inscrição deverão ser apresentados os seguintes dados:

a) nome completo da quadrilha, data de fundação e pequeno histórico, contendo resumo sobre o tema a ser apresentado.
b) relação com nome e RG de todos os integrantes da Quadrilha que se apresentarão.

4.1. A data de realização do concurso:

            
4.1.1 – Dia 16 de Junho – Início do concurso 19h / Sede do São João do Continente 2010 – Parque de Coqueiros (Antigo Saco da Lama)

5 – DA SELEÇÃO

5.1. A ordem de apresentação será definida em sorteio, com a presença dos representantes das quadrilhas 01 UMA HORA ANTES DO INÍCIO DO CONCURSO. Em nenhuma hipótese as quadrilhas poderão alterar as datas e os horários de suas apresentações.

5.2. Serão selecionadas como campeãs, a primeira colocada das categorias Infantil, infanto juvenil e Sênior, as campeãs deverão estar presentes no dia 18/06 às 20h e no da 20/06 às 18h para apresentação simultânea nos tablados.

5.3. As pontuações atribuídas às quadrilhas, durante o concurso, serão divulgadas após final do mesmo e os envelopes entregues aos concorrentes.

 

6 - DA COMISSÃO JULGADORA e do JULGAMENTO

6.1. A comissão julgadora será composta por 05 (cinco) membros indicados pela Organização do Evento, haverá no mínimo, um jurado para cada item técnico.

6.3. Durante a seleção, em caso de empate entre 02 (duas) ou mais quadrilhas, o critério de desempate no resultado geral será a maior nota obtida, obedecendo à seguinte ordem dos itens em julgamento: casamento, conjunto, marcador. Persistindo o empate, o Presidente da Comissão Julgadora dará o voto de Minerva.

6.4. Para cada item de julgamento serão atribuídas notas de 03 (três) a 10 (dez), podendo haver fracionamento.

6.5. Os itens em julgamento são os seguintes:

a) COREOGRAFIA

Julga-se diversidade das coreografias, graça, leveza, elegância e criatividade dos passos.

b) FIGURINO

Julgam-se a harmonia e o equilíbrio no uso das cores, valorizando-se, a criatividade, o material utilizado, a confecção e a sintonia com o tema apresentado.

 c) REPERTÓRIO MUSICAL

As músicas utilizadas deverão ser do Ciclo Junino. Serão levadas em consideração a diversidade dos ritmos e a seleção musical.

d) CASAMENTO

Sendo um ato dramático, será julgado como tal, observando-se personagens, texto/roteiro, interpretação, direção cênica. Perde ponto a quadrilha que agir com violência, proferir palavrões ou grosserias e/ou reforçar preconceitos.

e) MARCADOR (a)

          
Será julgado (a) pela empolgação, liderança, desenvoltura, criatividade e clareza.

 

 

f) CONJUNTO

Neste item julgam-se animação, organização, evolução dos passos, harmonia, desenvolvimento do tema, entrada e saída do arraial.

6.6. A decisão da Comissão Julgadora é soberana, não cabendo a nenhum participante, contestações verbais ou de caráter jurídico.

7 - DA PREMIAÇÃO

7.1. O resultado final do concurso será divulgado logo após a apresentação da última quadrilha da noite. 

7.2. A quadrilha vencedora receberá a seguinte premiação:

1º LUGAR - Ajuda de custo de R$ 1.000,000 (hum mil reais) +  Troféu;

2º LUGAR - Troféu;

3º LUGAR - Troféu;

As demais colocações receberão - Certificado.

8 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. A quadrilha ou componente que, de alguma forma, perturbar a ordem dentro ou fora da área do São João do Continente 2010 ou diante de outra concorrente, será automaticamente desclassificada pela coordenação.

8.2. É vetada a utilização de fogos de artifícios e similares dentro da apresentação, antes, durante ou após. Será feita exceção ao uso de traques de massa, também conhecidos como chumbinho;

8.3. Não será permitida a entrada no arraial de nenhum material que possa ameaçar a segurança dos participantes do evento;

8.4. Não será permitido às quadrilhas qualquer contato com a comissão julgadora antes do resultado oficial do julgamento;

8.5. Os atrasos terão tolerância de 05 minutos. Após este tempo as penalidades serão as seguintes:

a. 10 (dez) minutos de atraso: Perda de 05 pontos;

b. 15 (quinze) minutos de atraso: Perda de 10 pontos;

c. Após 15 (quinze) minutos de atraso: Desclassificação da quadrilha.

8.6. Cada quadrilha terá direito a 30 minutos de apresentação, já incluída a encenação do casamento.  A quadrilha que ultrapassar o tempo determinado perderá 02 (dois) pontos por cada minuto excedente. Caso ultrapasse 05 (cinco) minutos será desclassificada.

8.7. A quadrilha deverá ficar atenta aos seguintes sinais:

                                          
BANDEIRA VERDE - início do tempo destinado para apresentação da quadrilha.

BANDEIRA AMARELA - atenção: 05’ (cinco minutos) para o término do tempo destinado para apresentação da quadrilha.

BANDEIRA VERMELHO - término do tempo destinado para apresentação da quadrilha.

8.8 Após a liberação do arraial, a quadrilha terá 10 (dez) minutos para produção da sua apresentação. Após este prazo, será acesa a luz verde, iniciando-se a contagem do tempo determinado para a apresentação da quadrilha.

8.9 Á coordenação do evento é conferido o direito de alterar ou acrescentar medidas que se fizerem necessárias ao bom andamento do Concurso.

8.10 Ao se inscreverem, todos os participantes aceitarão automaticamente as condições previstas no presente regulamento.