A primeira noite do São João do Continente terá concurso de quadrilhas juninas estilizadas e tradicionais tornando-o cada vez mais a Maior Festa Junina de Santa Catarina.
Segundo o coordenador do São João do Continente 2010, Sílvio Sousa, durante as apresentações estão sendo avaliados: coreografia, figurino, entrada, saída, marcador, casamento, harmonia, repertório e evolução. Todos os jurados possuem reconhecida competência técnica, tanto na área de cultura popular e dança.
Confira o Regulamento:
1 - DA FINALIDADE
O Concurso de Quadrilhas tem por finalidade valorizar, difundir e incentivar uma das mais populares manifestações culturais da época junina – A QUADRILHA.
2 - DOS PARTICIPANTES
2.1. Poderão participar do Concurso, Quadrilhas Infantil, Infanto Juvenil e Adultas, desde que façam suas inscrições de acordo com os itens deste regulamento. Os grupos devem ser constituídos por, no mínimo, 16 pares. O não atendimento a este número acarretará a perda de 02 (dois) pontos.
2.2. As Quadrilhas serão responsáveis pelas músicas durante as apresentações, utilizando-se de CD gravado ou de conjuntos musicais. As Quadrilhas que utilizarem CD gravado (etiquetado com o nome da mesma), deverão comparecer ao local trazendo duas cópias do material a ser executado, com uma hora de antecedência do início da competição.
2.3. O não comparecimento dos representantes das quadrilhas para testar o CD conforme estabelecido no item anterior, desobriga a Coordenação do Concurso de qualquer falha que venha a ocorrer com a execução do material no momento da apresentação.
3 - DAS EXIBIÇÕES
3.1. As quadrilhas deverão estar no local da concentração, com todos os componentes, 1h (uma) hora antes do horário pré-estabelecido no sorteio realizado nos pólos sediadores para ordem de apresentação, devendo um representante de cada quadrilha se apresentar à produção do Concurso.
3.2. O Representante da Quadrilha deverá apresentar os documentos de identidade de cada integrante para conferência com os nomes entregues no ato da Inscrição. As Quadrilhas não poderão se exibir caso o número de participantes no ato da apresentação seja inferior a 70% daqueles inscritos.
3.3. Não será permitida, em hipótese alguma, a utilização de propagandas políticas ou afins, qualquer que seja o seu tipo ou forma, escrita ou falada. Caso a Quadrilha tenha alguma dúvida ao disposto neste item, deverá procurar os organizadores do evento, a quem cabe decidir se o material poderá ser utilizado ou não. A Quadrilha que descumprir esta determinação será automaticamente desclassificada.
3.4. Responsabilidade do São João do Continente 2010 sediadores:
- Decoração típica no ambiente da competição;
- Espaço com tablado;
- Iluminação;
- Segurança (Polícia Militar, Guarda Municipal e Seguranças;
- Estacionamento para os ônibus das quadrilhas com segurança;
3.5 – DAS INSCRIÇÕES:
3.5.1. As inscrições deverão ser feitas das 09h às 18h, na Secretaria Municipal do Continente – Rua João Evangelista da Costa, 827 – Coloninha ou pelo E-mail quadrilhas@saojoaodocontinente.com.br – A Inscrição deverá ser feita até o dia 11 de junho de 2010.
Informações: 3271-7900 (Adriana)
4. No ato da inscrição deverão ser apresentados os seguintes dados:
a) nome completo da quadrilha, data de fundação e pequeno histórico, contendo resumo sobre o tema a ser apresentado.
b) relação com nome e RG de todos os integrantes da Quadrilha que se apresentarão.
4.1. A data de realização do concurso:
4.1.1 – Dia 16 de Junho – Início do concurso 19h / Sede do São João do Continente 2010 – Parque de Coqueiros (Antigo Saco da Lama)
5 – DA SELEÇÃO
5.1. A ordem de apresentação será definida em sorteio, com a presença dos representantes das quadrilhas 01 UMA HORA ANTES DO INÍCIO DO CONCURSO. Em nenhuma hipótese as quadrilhas poderão alterar as datas e os horários de suas apresentações.
5.2. Serão selecionadas como campeãs, a primeira colocada das categorias Infantil, infanto juvenil e Sênior, as campeãs deverão estar presentes no dia 18/06 às 20h e no da 20/06 às 18h para apresentação simultânea nos tablados.
5.3. As pontuações atribuídas às quadrilhas, durante o concurso, serão divulgadas após final do mesmo e os envelopes entregues aos concorrentes.
6 - DA COMISSÃO JULGADORA e do JULGAMENTO
6.1. A comissão julgadora será composta por 05 (cinco) membros indicados pela Organização do Evento, haverá no mínimo, um jurado para cada item técnico.
6.3. Durante a seleção, em caso de empate entre 02 (duas) ou mais quadrilhas, o critério de desempate no resultado geral será a maior nota obtida, obedecendo à seguinte ordem dos itens em julgamento: casamento, conjunto, marcador. Persistindo o empate, o Presidente da Comissão Julgadora dará o voto de Minerva.
6.4. Para cada item de julgamento serão atribuídas notas de 03 (três) a 10 (dez), podendo haver fracionamento.
6.5. Os itens em julgamento são os seguintes:
a) COREOGRAFIA
Julga-se diversidade das coreografias, graça, leveza, elegância e criatividade dos passos.
b) FIGURINO
Julgam-se a harmonia e o equilíbrio no uso das cores, valorizando-se, a criatividade, o material utilizado, a confecção e a sintonia com o tema apresentado.
c) REPERTÓRIO MUSICAL
As músicas utilizadas deverão ser do Ciclo Junino. Serão levadas em consideração a diversidade dos ritmos e a seleção musical.
d) CASAMENTO
Sendo um ato dramático, será julgado como tal, observando-se personagens, texto/roteiro, interpretação, direção cênica. Perde ponto a quadrilha que agir com violência, proferir palavrões ou grosserias e/ou reforçar preconceitos.
e) MARCADOR (a)
Será julgado (a) pela empolgação, liderança, desenvoltura, criatividade e clareza.
f) CONJUNTO
Neste item julgam-se animação, organização, evolução dos passos, harmonia, desenvolvimento do tema, entrada e saída do arraial.
6.6. A decisão da Comissão Julgadora é soberana, não cabendo a nenhum participante, contestações verbais ou de caráter jurídico.
7 - DA PREMIAÇÃO
7.1. O resultado final do concurso será divulgado logo após a apresentação da última quadrilha da noite.
7.2. A quadrilha vencedora receberá a seguinte premiação:
1º LUGAR - Ajuda de custo de R$ 1.000,000 (hum mil reais) + Troféu;
2º LUGAR - Troféu;
3º LUGAR - Troféu;
As demais colocações receberão - Certificado.
8 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1. A quadrilha ou componente que, de alguma forma, perturbar a ordem dentro ou fora da área do São João do Continente 2010 ou diante de outra concorrente, será automaticamente desclassificada pela coordenação.
8.2. É vetada a utilização de fogos de artifícios e similares dentro da apresentação, antes, durante ou após. Será feita exceção ao uso de traques de massa, também conhecidos como chumbinho;
8.3. Não será permitida a entrada no arraial de nenhum material que possa ameaçar a segurança dos participantes do evento;
8.4. Não será permitido às quadrilhas qualquer contato com a comissão julgadora antes do resultado oficial do julgamento;
8.5. Os atrasos terão tolerância de 05 minutos. Após este tempo as penalidades serão as seguintes:
a. 10 (dez) minutos de atraso: Perda de 05 pontos;
b. 15 (quinze) minutos de atraso: Perda de 10 pontos;
c. Após 15 (quinze) minutos de atraso: Desclassificação da quadrilha.
8.6. Cada quadrilha terá direito a 30 minutos de apresentação, já incluída a encenação do casamento. A quadrilha que ultrapassar o tempo determinado perderá 02 (dois) pontos por cada minuto excedente. Caso ultrapasse 05 (cinco) minutos será desclassificada.
8.7. A quadrilha deverá ficar atenta aos seguintes sinais:
BANDEIRA VERDE - início do tempo destinado para apresentação da quadrilha.
BANDEIRA AMARELA - atenção: 05’ (cinco minutos) para o término do tempo destinado para apresentação da quadrilha.
BANDEIRA VERMELHO - término do tempo destinado para apresentação da quadrilha.
8.8 Após a liberação do arraial, a quadrilha terá 10 (dez) minutos para produção da sua apresentação. Após este prazo, será acesa a luz verde, iniciando-se a contagem do tempo determinado para a apresentação da quadrilha.
8.9 Á coordenação do evento é conferido o direito de alterar ou acrescentar medidas que se fizerem necessárias ao bom andamento do Concurso.
8.10 Ao se inscreverem, todos os participantes aceitarão automaticamente as condições previstas no presente regulamento.