16/06/2014 - SMC - Educação
Barreiros Filho será referência em acessibilidade no Brasil
Localizada no Estreito, biblioteca foi selecionada em concurso para ser referência nacional

foto/divulgação: Aline Rebequi/SMC

Barreiros Filho é considerada a biblioteca pública mais acessível do Estado

Localizada no bairro Canto, na rua João Evangelista da Costa, com 261 metros quadrados de área construída, a singela Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho passará a ser referência nacional em acessibilidade. 

A classificação foi divulgada pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Ministério da Cultura que por meio do projeto “Acessibilidade em Bibliotecas Públicas" selecionou as dez mais para ser referência no país, seguindo critérios como: ter ampla área de serviços destinados a pessoas com necessidades especiais, ter estrutura física de acessibilidade como rampas e banheiros adaptados e estar em uma área de fácil acesso.

 

Como cumpriu todos os requisitos, a Barreiros Filho passa a ser a biblioteca referência de Santa Catarina e divide com a Biblioteca Pública do Estado do Paraná o posto de mais acessível do Sul do país.

 

Com a classificação, a biblioteca receberá do projeto material didático completo para atender aos usuários com necessidades especiais, como mais de 300 livros de literatura em formato acessível, jogos e brinquedos especiais, acesso à tecnologia assistida com um kit de equipamentos, softwares e assessórios para melhor atender a pesquisa e leitura de pessoas com necessidades especiais, como computadores de mesa, impressora Braile e scanner com sintetizador de voz.

 

Além dos equipamentos, todos os funcionários da biblioteca irão receber completa capacitação com cursos e oficinas para instruir as equipes no uso dos equipamentos, tecnologias, espaços e atendimentos aos usuários com necessidades especiais.

 

Leitura em braile desde os sete anos

 

Valdori da Silva não enxerga desde os nove meses de idade, tudo em decorrência de um sarampo. O tempo passou, ele cresceu e aos sete anos o amor pela leitura não o fez desistir de se debruçar sobre um livro e mergulhar nas histórias.

 

“Comecei a aprender a ler em Braile quando criança, hoje leio tudo o que eu quero, é a prática”, explica ele, que lê uma frase com muita rapidez.

 

Valdori é um dos frequentadores assíduos da biblioteca Barreiros Filho. Para o leitor, lá é seu pit stop. “Venho quase todo dia, ler é bom demais”, diz ele em meio às seis prateleiras da Barreiros Filho com obras somente em braile.

 

Confira a lista das dez bibliotecas públicas brasileiras que foram selecionadas para se tornar referência em acessibilidade no Brasil.

 

- Biblioteca Pública Estadual Luis de Bessa (MG)

- Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha (ES)

- Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim (MS)

- Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (MT)

- Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho (SC)

- Biblioteca Pública do Estado do Paraná (PR)

- Biblioteca Pública Estadual do Amazonas (AM)

- Biblioteca Pública Estadual do Acre (AC)

- Biblioteca Pública Benedito Leite (MA)

- Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BA)

 

Saiba mais sobre o projeto

 

O Projeto "Acessibilidade em Bibliotecas Públicas" é uma iniciativa do Governo Federal que visa a ampliar e qualificar a acessibilidade das bibliotecas, promovendo melhor estrutura, conteúdos e espaços acessíveis. Com a classificação, estas dez bibliotecas passam a ser referência em acessibilidade na área motivando outras cidades e estados.


galeria de imagens