28/02/2015 - SMS - Saúde
Projeto de saúde torna a Capital referência mundial
Guia Básico para Cuidados de Saúde está sendo adaptado de material criado pela Universidade da Cidade do Cabo para Atenção Primária de Florianópolis

foto/divulgação: SMS

Equipe da SMS faz a adaptação do projeto

Florianópolis é pioneira no Brasil na implantação de projeto que promete melhorar a atenção primária, de forma barata e eficiente, e tornar-se referência para outras cidades brasileiras e do mundo. Criado na Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, o PACK (em tradução livre, “Guia Básico para Cuidados de Saúde”) está sendo adaptado por profissionais da Secretaria de Saúde da Capital, com apoio da Universidade da Cidade do Cabo. Além da adaptação dos guias de prática, o Projeto PACK Brasil prevê também o treinamento dos profissionais e a implantação nos centros de saúde.

 

O PACK ganhou repercussão nacional ao ser mencionado por Richard Smith – liderança global na área da saúde e ex-editor-chefe da revista científica British Medical Journal (BMJ) – em recente entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, onde ele cita que “Florianópolis é o primeiro lugar no mundo, fora da África do Sul, a testar maneiras eficientes de custear a adaptação dessas medidas”.

 

Até o fim deste ano, a nacionalização do guia estará pronta e a expectativa é de que em 2016 os profissionais dos centros de saúde de Florianópolis comecem a receber o treinamento e utilizar o material. O projeto conta ainda com a parceria do BMJ e a participação de pesquisadores nacionais e internacionais que avaliarão seus resultados e o potencial de disseminação.

 

O PACK é um guia para médicos e enfermeiros de atenção primária que visa a facilitar a tradução do conhecimento científico para a prática clínica. Ele abrange cerca de 40 sintomas e 20 condições crônicas comumente encontradas nos pacientes que buscam atendimento na atenção primária. Cada uma de suas mais de duas mil recomendações práticas está ligada à base de evidências científicas do BMJ Best Practice, uma das mais importantes ferramentas mundiais de apoio a profissionais de saúde, para tomada de decisão clínica.

 

Na África do Sul, onde o PACK tem sido implantado progressivamente nos últimos 14 anos, diversas pesquisas e ensaios clínicos mostram uma relação direta entre a utilização do guia e melhoras na qualidade das prescrições, dos diagnósticos e dos encaminhamentos, além de melhora no estado de saúde da população atendida e na segurança dos profissionais de saúde para a realização de seu trabalho.

 

Os efeitos são ainda maiores quando a implantação dos guias é feita com estratégias educacionais baseadas nos próprios serviços de saúde, a partir de casos e situações reais de atendimento. Em Florianópolis, a implantação do PACK será conduzida por lideranças clínicas identificadas entre os próprios médicos e enfermeiros da atenção primária, que participarão da adaptação do material e do treinamento dos colegas para sua utilização.

 

De acordo com Jorge Zepeda, diretor de Atenção Primária à Saúde de Florianópolis, os guias de prática do PACK irão complementar o trabalho iniciado há dois anos com a criação da Carteira de Serviços da Atenção Primária. O documento foi desenvolvido por profissionais da rede que participaram do Fórum Municipal de Saúde em 2013 e serve como referência para a organização dos serviços de atenção primária do município.