26/03/2015 - RESIDUOS - Social
Aberta exposição de fotos de mulheres da Comcap
Visitação segue até dia 5 de abril, em dias úteis, das 7h às 19h no Espaço Cultural Rita Maria

foto/divulgação: Mauro Vaz/Secom/PMF

Rafaele Terezinha dos Santos

Está aberta para visitação até 5 de abril a mostra Um clique, muitas histórias que reúne 101 fotos de mulheres da Comcap. Na abertura do evento, na noite de quarta, a gari Rafaele Terezinha dos Santos contou que trabalha na coleta de resíduos sólidos da Comcap há seis anos e nunca havia tido oportunidade como essa. “Cada uma de nós conseguiu mostrar a mulher forte, bonita e inteligente que há por trás do uniforme da Comcap.” Ela trabalha no roteiro de coleta do Monte Cristo e confessou ter ficado impressionada com o resultado das sessões de maquiagem e fotos: “Tomei um susto quando vi essa mulher linda e poderosa que há dentro de mim”.

 

O presidente da Comcap, Marius Bagnati, propôs um brinde e elogiou o resultado surpreendente da exposição. “Esse evento mostra perfeitamente o que pensamos na Comcap”, disse em referência ao baixíssimo custo, ao reaproveitamento de materiais de demolição em toda a instalação, ao trabalho voluntário de maquiadores e fotógrafos, à cooperação de marcas como Parati, Melitta e Tractebel e, ao que é mais importante, a satisfação das mulheres ao ver a forma como foram retratadas. “Fica visível como a mulher é bonita, independentemente de idade ou estrato social”, admirou-se.

 

Para a empresária e fotógrafa Maristela Giassi, que propôs a ação à Comcap, o resultado, depois de 17,8 mil cliques, foi ainda melhor do que esperava. Ela disse que está emocionada, desde o primeiro dia, quando teve a inspiração de fazes as fotos, ao observar uma margarida de cabeça baixa e vassoura na mão que descia a Rua Conselheiro Mafra. “Senti que esses rostos anônimos precisavam ser revelados à nossa sociedade por meio da fotografia. Agora agradeço estas mulheres maravilhosas e suas histórias que me emocionaram e me fizeram viajar em suas fantasias a cada clique, deixando nossas almas se encontrarem nas histórias de contos de fadas em países por onde passei e por lugares que nunca imaginei. Assim cada retrato foi criado”, contou a fotógrafa.

 

Ao fim da exposição, cada fotografada vai receber sua foto impressa em 30 cm X 45 cm e o arquivo digital será colocado na página de fãs da Comcap no Facebook para que cada uma comece a contar sua história.

A ação foi realizada pela Comcap e Mag Foto Estúdio com apoio da Tractebel Energia, da Asder, Biscoitos Paraty, Marchetti, Seven Boys, Café Melitta, Comércio de Água Santa Rita, Almeida Ambiental, Jaumi Materiais de Demolição e Arqflora.

 

Cuidar de quem cuida da cidade

Florianópolis é linda por natureza e cuidada por ação dessas mulheres que nem sempre são percebidas em seu território. Como elas contam, ao tirar o uniforme da Comcap, não são mais reconhecidas pela mesma pessoa com quem falaram minutos antes. 


“As pessoas conhecem a gente com o uniforme, criam a identidade com a Comcap. Quando se está sem uniforme, elas não nos reconhecem, aí a gente fala: oi tô aqui, sou eu!”, conta a auxiliar operacional Bernadete Pedra Cordeiro Machado.


Para a direção da Comcap, perceber um rosto e uma história por trás das trabalhadoras em limpeza urbana (margaridas) e na coleta de resíduos (garis) pode levar o cidadão a atitudes mais cuidadosas com a cidade. 

 

Um clique, muitas histórias

Esta exposição é uma homenagem às mulheres que trabalham na Comcap, no mês de aniversário da cidade. A ação foi proposta pela empresária Maristela Giassi à Comcap. Com o trabalho voluntário de maquiadores, fotógrafos, tratador de imagem, cinegrafista, músicos, empresas e pessoal de apoio, foram feitos 17.800 cliques e selecionadas 101 fotos que ficarão expostas neste local a partir de hoje até o dia 5 de abril.

 

Só foi possível realizar a ação Um clique, muitas histórias, em menos de um mês, porque muitas pessoas e empresas ajudaram.

 

  • Maristela Giassi, empresária que teve a ideia da exposição, e que, por meio de sua empresa, a Mag Foto Estúdio, com a assistência de Priscilla Giovana Vicente, organizou o corpo de voluntários que deu vida ao projeto.  
  • Os fotógrafos Rodrigo Pacheco Lima, Célia Regina Faria e Vanessa Alves.
  • Tratamento de imagem: Thiago Gonçalves da Silva.
  • Filmagem e edição: Juan Otamendi.
  • Os maquiadores Rafael Rafick, que se tornou o maquiador oficial do evento, Roberta Vieira e Jéssica Lize. A diretora independente de Vendas Mary Kay, Gabriela Guesser, que cuidou da maquiagem num dos quatro dias de sessões fotográficas com as consultoras Luana Baldessar e Cintia dos Santos.
  • Aurélio Michels, representante da Marchetti Cosméticos, que prontamente forneceu os produtos para maquiagem.
  • Equipe de apoio nas sessões de fotos formada por Liz Marialda Lize, Maria Fernanda Sandrini Spernau, Sandra Sandrini, Patrick de Moraes da Silva.
  • Músicos Carlos Alberto Miranda (saxofone), Andréa Muniz (voz), Márcio Pedrini (teclado) e Lucas Faraci Cantelli (violino).
  • Comissão da Comcap que participou mais de perto das atividades: Andréia Mara Martins, Tania da Silva Homem, Maria Tereza de Oliveira, Débora Silvane Lima, Serli de Morais, Patrick Coelho, Luiz Henrique Santos, o Lula, Mário César Silva, o Macarrão, Maria de Lourdes Schutz, Valter Teodoro, Marcos Júnior Machado, José Vilson de Souza e Adriana Baldissarelli.
  • As instituições: Tractebel, Asder, Biscoitos Paraty, Marchetti, Seven Boys, Café Melitta, Comércio de Água Santa Rita, Almeida Ambiental, Jaumi Materiais de Demolição e Arqflora.
  • Administração do Terminal Rita Maria, por meio de João José de Mello Pereira (Zezeca) e Joice da Silva Luiz, onde a exposição ficará para visitação nos dias úteis, das 7h às 19h.


galeria de imagens