29/05/2015 - RESIDUOS - Serviços
Foco na separação de orgânicos para reduzir lixo
Contribuição da empresa na Semana de Meio Ambiente em Florianópolis é discutir reaproveitamento de orgânicos e sensibilizar para o fim dos pontos de descarte irregular de resíduos

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Marius Bagnati na horta do pátio do CTReS

Além de ser a Capital que mais cresce no País, a produção de resíduos em Florianópolis aumenta mais que o dobro da população. De acordo com o presidente da Companhia Melhoramentos da Capital, Marius Bagnati, nos últimos 12 anos, o crescimento populacional foi de 26% no município. Em paralelo, a coleta de resíduos sólidos aumentou 65% no mesmo período. Hoje são produzidos mais de um quilo de resíduos por morador ao dia.

 

“Somos uma sociedade que consome cada vez mais e aquilo que se compra tem cada vez mais embalagens. Precisamos aproveitar o Dia Mundial do Meio Ambiente para refletir sobre esse consumo desvairado e para mudar hábitos”, indica Bagnati. Nessa edição, a Comcap participa dos eventos da semana com parceiros como Floram, UFSC e CDL.

 

Metade do lixo aterrado corresponde à fração orgânica

 

A contribuição da empresa terá dois focos principais: redução da produção de lixo por meio do reaproveitamento de resíduos orgânicos e sensibilização para dar fim aos pontos de descarte irregular de resíduos volumosos. Já são mais de 160 pontos que exigem manutenção diária da Comcap para evitar que se tornem lixões. Todo dia, a Comcap retira o equivalente a 10 caminhões de móveis, madeiras, restos de construção das ruas de Florianópolis. Isso apesar de oferecer coleta de lixo pesado e de ter ampliado para quatro unidades a sua rede de pontos de entrega voluntária (PEVs) na cidade.

 

Na segunda-feira, o presidente da Comcap participa do Seminário Reciclagem dos Resíduos Orgânicos em Florianópolis - oportunidades possíveis, com a palestra Agricultura urbana, uma solução necessária. Entre as propostas de Bagnati para recuperação dos resíduos orgânicos – responsáveis por metade de todo o lixo produzido na cidade - estão a instituição da agricultura urbana como política pública, o estímulo à compostagem caseira e à implantação das hortas comunitárias e a introdução da coleta diferenciada da fração úmida pela Comcap. Hoje, em larga escala, a companhia conta apenas com coleta seletiva de recicláveis secos como papel, vidro, metal e plástico.

 

Portas abertas no Museu do Lixo da Comcap

 

Entre segunda e quarta, a Comcap manterá abertas portas do Museu do Lixo para visitação da comunidade sem agendamento prévio e oferecerá filmes sobre temas ambientais aos seus empregados. Na terça-feira, informa Bagnati, será feita uma ação surpresa no Centro da cidade.

 

Programação da Comcap na Semana do Meio Ambiente

 

  • 29 de maio, sexta-feira, das 9h às 12h – visita do Museu do Lixo como atividade extra da Semana de Meio Ambiente da UFSC
  • 1º de junho, segunda-feira, 14h30min – Painel Comcap com palestra do presidente Marius Bagnati sobre “Agricultura urbana, uma solução necessária”, durante Seminário Reciclagem dos Resíduos Orgânicos em Florianópolis, promovido pelo Grupo Interinstitucional para a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos de Florianópolis (GIRS) na CDL Florianópolis.
  • 1º de junho, segunda-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h – portas abertas no Museu do Lixo para visitação da comunidade sem agendamento prévio. O Museu do Lixo da Comcap fica no Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS), no Itacorubi, quilômetro zero da Rodovia Admar Gonzaga.
  • 2 de junho,  das 11h às 14h  – Mostra de vídeos ambientais nos refeitórios da Comcap, na sede do Estreito e no CTReS. Das 9h às 12h, portas abertas à comunidade no Museu do Lixo.
  •  14h - Visitação de turma do IFSC (Instituto Federal Santa Catarina) ao Circuito e Museu do lixo
  • 3 de junho, 8h - Participação no VI Seminário Regional de Educação Ambiental, promoção do do GTEA RH08.


galeria de imagens