18/06/2015 - RESIDUOS - Serviços
Estímulo à produção orgânica no Viva a Cidade
Comcap sugeriu à Sesp e CDL a inclusão de barracas de orgânicos no evento do Centro Histórico como primeiro passo para novo conceito de agricultura urbana

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Reunião pró-agricultura urbana

A aproximação entre produtores e consumidores de orgânicos deverá ser a primeira ação para implantar o conceito de agricultura urbana em Florianópolis.

Em reunião na CDL Florianópolis na manhã desta quinta-feira, o secretário executivo de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Aldo Sebastião Lopes Martins, e o gestor de Negócios da CDL, Hélio Leite, concordaram em incluir essa modalidade de comercialização nas barracas do projeto Viva a Cidade.

O secretário da Sesp reforçou que há demanda para esse consumo de alimentos orgânicos e que a PMF está consolidando o cadastro dos produtores. Segundo ele, há condições de estimular a produção no município, já que hoje a oferta é basicamente do cinturão verde da Grande Florianópolis.

A proposta do presidente da Comcap, Marius Bagnati, é ampliar e associar a coleta de resíduos orgânicos ao tratamento descentralizado e à produção de hortifrutigranjeiros livres de defensivos agrícolas. “Vamos implantar hortas urbanas para melhorar o custo e a qualidade da alimentação, criando uma nova referência de vida saudável e sustentável na Capital”, propôs Bagnati.

Hoje, apontou, já há várias iniciativas na cidade de separação e coleta diferenciada de orgânicos e de compostagem tanto em estabelecimentos comerciais como em residências. “O que precisamos é fazer o cadastro e trazer esses atores para dentro desse projeto, de forma a ampliar e compartilhar os resultados”, disse.

Coleta diferenciada de orgânicos e estímulo às hortas

A Comcap pretende articular parceiros para cumprir a seguinte lógica: separação dos resíduos orgânicos na origem; coleta seletiva de orgânicos; estímulo à compostagem e às hortas caseiras; estímulo à implantação de hortas comunitárias e aproximação entre produtor e consumidor.

A propósito de retomar hábitos de produção de alimentos mais perto de onde se vive, Hélio Leite até lembrou das hortas que havia nas escolas.

O arquiteto da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos João Maria Lopes observou que já está em fase de planejamento a elaboração de um mapa das áreas de interesse social onde podem ser implantadas hortas comunitárias, como no Maciço do Morro da Cruz. Segundo ele, a legislação municipal inclusive já prevê incentivos a esse tipo de prática ambientalmente sustentável, basta apenas que seja regulamentada.

Em novo encontro, na sexta-feira da semana que vem, além das entidades já participantes, serão convidados representantes da Cepagro, Epagri, do Restaurante Central, da empresa Pré-composto.

-----

Na foto, Marius Bagnati, presidente da Comcap,  Aldo Sebastião Lopes Martins, secretário executivo de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fábio Silva, responsável pelo projeto Viva a Cidade,  Hélio Leite, gestor de Negócios da CDL, e João Maria Lopes, arquiteto da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos