27/11/2015 - SMI - Saúde
Habitação engajada no combate à dengue
Vigilância em Saúde destaca importância de manter o Maciço e a Capital livres da dengue

foto/divulgação: Assessoria SMHSA

Reunião do Comitê Gestor abriu espaço para palestra da coordenadoria de Vigilância em Saúde

Durante a reunião do Comitê Gestor do Projeto Maciço do Morro da Cruz, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (25), na Casa da Memória, a diretora do Centro de Controle de Zoonoses e coordenadora de Vigilância em Saúde municipal, Priscilla Valler, fez uma apresentação sobre a dengue e as ações de combate à proliferação da doença e do mosquito transmissor  em Florianópolis.

A iniciativa faz parte da programação da Semana de Combate à Dengue em Florianópolis, que se encerra nesta sexta-feira (27), e demandou uma série de ações conjuntas entre Secretarias e outros órgãos da administração municipal, com iniciativas objetivando a diminuição dos focos do mosquito, fiscalização e conscientização da população.

"O controle da dengue é um tema de suma importância, que tem preocupado não só Florianópolis, mas o Brasil todo, e precisamos contar com a colaboração de todas as lideranças para desenvolver ações nas comunidades, com o objetivo de manter a dengue longe do Maciço e de nossa cidade", disse o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro.

Segundo explicou, a ideia é que cada liderança multiplique as informações sobre o assunto junto à comunidade, ampliando o alcance das ações de combate ao mosquito e controle da doença.

A Secretaria de Habitação integra o Comitê Gestor Intersetorial de Prevenção e Controle da Dengue, criado em novembro de 2014 por meio de decreto municipal. O programa de combate à dengue é desenvolvido nacionalmente, e todos os anos, antes do Verão, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica as ações relacionadas ao controle da doença, procurando minimizar os riscos de epidemias, ou mesmo de ocorrência de casos.

"É importante destacar que aqui não temos casos autópicos de dengue - que são os casos transmitidos dentro de Florianópolis. Temos, sim, casos importados, ou seja, pessoas que contrairam a doença em outros locais e vieram para cá, e também temos o mosquito. Por isso é muito importante que as pessoas se conscientizem a respeito da importância do papel de cada um no processo de controle da doença", disse Priscilla.

Desde o começo do ano, foram encontrados 232 focos do mosquito Aedes aegypti na cidade, sendo 189 no Continente, 29 no Norte, cinco no Centro e nove no Leste. Em 2015 foram notificados 381 casos suspeitos de Dengue, sendo 49 confirmados e 19 estão em investigação.

A Capital segue sem registros de contaminação de dengue dentro do próprio território.