05/02/2016 - SMTTDE - Carnaval
Carnaval: Morro do Céu faz homenagem a Zunino
Grupo de Acesso A conta com sete escolas

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Morro do Céu homenageia Zunino

O Carnaval 2016 de Florianópolis dá início nesta sexta-feira (5) aos desfiles das escolas de samba na Passarela Nego Quirido. Todos os detalhes, e o acompanhamento da passagem de cada uma das 17 escolas que irão passar pela avenida, serão publicados em tempo real no site da Prefeitura. Para abrir os espetáculos, o grupo de Acesso A, criado em 2015, apresenta as suas sete escolas ao público desta noite.

 

A Unidos do Morro do Céu é a primeira a pisar na avenida, mostrando a força e garra destes blocos que se transforam em escolas. O seu enredo “Do velho mundo, os sonhos... De Tigipió, a realização!” apresenta uma homenagem ao médico João Nilson Zunino, que foi presidente do Avaí Futebol Clube, fundador do Laboratório Santa Luzia e morador da comunidade por mais de 30 anos.

 

O desfile da escola é composto por 12 alas, dois carros alegóricos, dois casais de mestre-sala e porta-bandeira e um de cidadão e cidadã samba. O enredo promete emocionar os colegas e familiares do homenageado.

 

Vem pro Morro do Céu se Embalar
Um samba cantar
A história de sucesso de um menino
Zunino é pura emoção
Prepare o seu coração

  

Desfiles Acesso A

 

Após a Unidos do Morro do Céu, que entra na passarela às 22h30, é a vez da Escola de Samba Imperadores de Jurerê cair na folia, a partir das 23h30. O enredo apresenta a Capital como a “Ilha da Magia e da Tecnologia”, apresentando o potencial da cidade no desenvolvimento das indústrias ditas limpas e as suas lendas e contos.

 

Os Filhos da Lua apresentam seu enredo “No mundo encantado das cantigas de roda, como é doce ser criança outra vez”, à 0h30, mostrando o poder desta brincadeira tão importante no desenvolvimento da criatividade dos pequenos.

 

A Nossa Turma entra na avenida à 1h30, entoando a “Sua majestade o Negro, a realeza africana do Mont Serrat”, contando os mistérios, lendas, reis e rainhas do berço da humanidade.

 

Em seguida, o Amigos do Bom Viver, escola de Biguaçu, mostra no seu samba a história da aldeia Guarani Mbyá, com seus ancestrais, ritos, a chegada do homem branco, os folguedos, traçando o começo da fundação da cidade. Seu desfile tem início às 2h30.

 

O verde e branco da Amocart leva à avenida, às 3h30, apresenta a história de “Jardel, o guerreiro da paz”, zagueiro, natural de Florianópolis, que atualmente joga no Benfica, de Portugal.

 

Encerrando a primeira noite de desfiles o Jardim das Palmeiras fala sobre “Raphael Soares – O voo do menino beija-flor”. A escola, de São José, entra na passarela às 4h30, homenageando o carnavalesco, figurinista, escritor e diretor que é o atual bicampeão de Florianópolis.


galeria de imagens