24/02/2016 - SC - Comunicação
Prefeitos garantem a ampliação da Via Expressa
Após reunião com ministro dos Transportes, prefeito volta com boas notícias

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Em janeiro, prefeitos marcaram a visita ao Ministério dos Transportes

As obras de ampliação da Via Expressa (BR-282), na Grande Florianópolis, devem começar neste primeiro semestre.

A informação foi confirmada pelo ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, em reunião com o prefeito Cesar Souza Junior e seus colegas da região, nesta terça-feira (24), em Brasília.

O encontro partiu de um pedido dos prefeitos da Grande Florianópolis, que em janeiro decidiram 'apertar' o Ministério para agilizar as obras. A ideia era que o Governo Federal iniciasse pelo menos o primeiro estágio dos serviços, incluindo novas pistas e marginais, desafogando o trânsito.

“O investimento do projeto total é de R$ 500 milhões, ou seja, muito alto e difícil de sair do papel. Nossa ideia foi começar a obra com R$ 100 milhões, o que já dá para amenizar a situação e ir fazendo aos poucos; pelo menos, começa logo”, disse Cesar Souza Junior.

A proposta foi aceita pelo ministro e a previsão o para início das obras é de 90 dias.

Bandeira dos prefeitos

Com um movimento superior à ponte Rio-Niterói, a BR-282 comporta mais de 400 mil veículos por dia, que passam pelas pontes Colombo Salles e Pedro Ivo. Resolver os congestionamentos na região se tornaram uma nova bandeira dos prefeitos.

Nesta semana, Cesar Souza Junior deve se reunir com o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) para discutir detalhes do projeto. A ideia, segundo o prefeito, é que sejam feitas faixas adicionais em cada lado da pista, além de melhoramentos nos acessos.

“Enquanto aguardamos o processo de licitação, vamos avaliar se as novas pistas serão abertas ou exclusivas para o transporte público, que, na minha avaliação, seria a melhor escolha”, afirmou.