03/05/2016 - SC - Trânsito
Contagem de veículos avalia volume de tráfego
Estudo se estende até o final do ano e irá traçar um mapa do trânsito na região central

foto/divulgação: Petra Mafalda

Trabalho dos contadores vai das 7h às 20h

Dezoito pessoas selecionadas na Capital terão, até quinta-feira (5), uma rotina nada invejável: ficarão incomunicáveis das 7 às 20 horas, em três pontos estratégicos da cidade, cumprindo a enfadonha missão de contar veículos e pedestres em circulação no respectivo trecho. A tarefa começou nesta terça-feira (3).

Munidos de uma prancheta, uma caneta e um aparelho que auxilia na contagem, cada equipe formada por três a quatro pessoas fica três dias em um mesmo ponto, registrando cada carro, moto, ônibus, caminhão, bicicleta ou pedestre que passa pelo local.

A pesquisa que aparentemente parece até um lazer, já que os contadores ficam sentados em uma cadeira de praia observando a movimentação, na realidade é uma tarefa minuciosa e exaustiva. Os olhos não podem desviar do trânsito, nada pode passar despercebido.

Josiel Coelho, que nesta terça-feira pela manhã dava apoio aos contadores no entorno do Shopping Iguatemi, informou que cada um é responsável por um ponto específico, seja um retorno ou um sentido do trânsito, e a atenção só pode ser voltada para a pista.

“Cada piscada e uma moto pode passar despercebida. É um trabalho bem difícil, apesar de quem passa por aqui achar que estamos descansando.”

No horário em que ocorre a contagem, das 7 às 20 horas, eles se revezam apenas para ir ao banheiro e se alimentar. Ou seja, contato zero com qualquer outra coisa. “Se dá sede, tomamos água quando fecha o sinal; se dá fome, é a mesma coisa. Mas é gratificante”, disse.

Pesquisa começou em setembro

A pesquisa realizada pela Prosul - empresa contratada pela Secretaria de Obras - começou em setembro do ano passado, quando a primeira contagem ocorreu na avenida Paulo Fontes, a segunda na avenida Beira-mar Norte e agora se estende pelos bairros Itacorubi, Santa Mônica e Prainha.

Com este estudo, a Prefeitura irá planejar, por exemplo, o tempo de funcionamento dos semáforos, o fechamento de fluxos para pedestres e os melhores pontos para a construção de paradas de ônibus e a capacidade do pavimento para remodelação e adequação da via.

Roteiro da nova etapa

Nesta terceira fase, a pesquisa ocorre entre os dias 3 e 5 de maio, nos seguintes entroncamentos:

03/05 - Terça-feira:

Av. Madre Benvenuta com av. Prof. Henrique da Silva Fontes (fim da Beira- mar Norte), rua Osmarino de Deus Cardoso, rua Santa Mônica, rua Pedro Lessa, rua Byron Barcelos, rua Joe Collaço, rua Profa. Maria Flora Pausewang.

04/05 - Quarta-feira:

Av. Madre Benvenuta - nas proximidades do Shopping Iguatemi e do supermercado Angeloni. av. Prof. Henrique da Silva Fontes (fim da Beira-mar Norte) - nas proximidades do Shopping Iguatemi, incluindo passarela de pedestres e pontos de ônibus localizados em frente ao Shopping.

05/05 - Quinta-feira:

Rua Dep. Antônio Edu Vieira com av. Prefeito Waldemar Vieira, rua João Motta Espezim, rua Aldo Alves.