24/10/2016 - SMI - Meio Ambiente
Maciço participa da Semana Lixo Zero
Pontos de Entrega Voluntária estarão disponíveis em seis comunidades do Maciço até o fim de outubro.

foto/divulgação: SMHSA

Evento propõe discussão e reflexão sobre gestão de resíduos

Comunidades do Maciço do Morro da Cruz vão receber, entre os dias 24 e 31 de outubro, Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para coleta de resíduos eletrônicos. A iniciativa é resultado da contribuição da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental (SMHSA) à Semana Lixo Zero - Florianópolis, e foi programada a partir do trabalho conjunto da equipe social da Secretaria com a Comcap e a coordenadora nacional do evento, Paula Tonon.

Entre uma serie de ações propostas, a escolha pela coleta de lixo eletroeletrônico se deu em função da grande quantidade deste tipo de material descartado de forma indevida em diversas regiões do Maciço. "Temos uma expectativa muito grande em relação à adesão dos moradores. Assim como todo resíduo, o lixo eletrônico precisa de um descarte adequado, e esperamos que a resposta seja positiva", explicou Paula.

São sete comunidades participando da iniciativa (Queimada, Jagatá, Mocotó, Horácio, Serrinha, Mariquinha e Santa Vitória), sendo que na Vila Santa Vitória dois pontos de coleta serão disponibilizados.

Na semana passada, as assistentes sociais da SMHSA realizaram a mobilização e sensibilização das comunidades e durante esta semana irão acompanhar todo o processo de coleta. Todo o material será enviado para reutilização e reciclagem e os resíduos terão destinação ambientalmente adequada.

Locais de coleta:

Morro do Horácio: Escola Osvaldo Galupo

Mariquinha - Creche Cristo Redentor.

Queimada - Igreja São Sebastião

Mocotó - Galpão de Oportunidade e Geração de Renda