• Banner: Comercio de Ambulantes
  • Banner: Feiras de Matemática e Ciências
13/09/2017 - SMS - Saúde
Saúde capacita conselheiros tutelares sobre violência sexual

foto/divulgação: SMS

Denúncias devem ser feitas nesses telefones, gratuitos

A Secretaria de Saúde de Florianópolis contribuiu com a capacitação oferecida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do município para os novos conselheiros tutelares sobre o Protocolo de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual, ferramenta de fundamental importância para subsidiar a atuação dos profissionais.

Os dados de 2016 em residentes de Florianópolis, conforme a base de dados do Sistema de Informações de Agravo de Notificação (SINAN), apontam que 133 casos de violência sexual foram notificados. Do total, a faixa etária que apresentou maior número de notificações foi entre  20-39 anos com 35% dos casos,  seguido de 32% entre 0-9 anos e 30% entre 10-19 anos.

O sexo feminino representou 90% do total de casos notificados em todas as faixas etárias. Outro dado relevante identificado refere-se aos agressores, que são os próprios pais ou padrastos (14%), amigos ou conhecidos (30%). A indicação de que a violência acontece dentro dos lares corresponde a 44% desses casos. Entre 2008 e 2016, foram notificados 725 casos de violência sexual de pessoas residentes no município de Florianópolis.