05/02/2019 - SME - Educação
Ex-Ministro da Educação faz conferência de encerramento do COEB 2019
Maior evento do Estado nesta área, Congresso foi promovido pela Prefeitura de Florianópolis

foto/divulgação: Matheus Trindade

José Henrique Paim Fernandes ministrou a conferência “Protagonismo de quem ensina e de quem aprende: as tramas do processo de aprendizagem”

A Prefeitura de Florianópolis encerrou nesta terça-feira, dia 5 de fevereiro, a oitava edição do Congresso de Educação Básica, organizado pela Secretaria de Educação. Maior da área no Estado, o evento reuniu mais de 1.300 profissionais do magistério na Universidade Federal de Santa Catarina. Este ano, o tema central do COEB foi “Identidades, Práticas e Aprendizagens na Educação Básica”.

“Com a 8ª edição do COEB, a gente viu novidades, o diferente. Desta forma, temos elementos para melhorar a prática pedagógica no que chamamos de ‘chão da escola’, ou seja, a sala de aula. Com o Congresso de Educação Básica, nos demos conta também que, muito do que se está falando, nós já desenvolvemos em nosso cotidiano, devido à qualidade de nossos profissionais”, explica o secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira.

A conferência de encerramento, “Protagonismo de quem ensina e de quem aprende: as tramas do processo de aprendizagem”, foi proferida pelo professor doutor e ex-ministro da Educação José Henrique Paim Fernandes.

Segundo Paim, deve haver uma mobilização dos gestores educacionais, dos professores e da secretaria para atender ao desafio de fazer com que a educação foque na gestão voltada para a aprendizagem.

“Para isso, é fundamental que nós trabalhemos com uma visão sistêmica onde a questão da avaliação, do planejamento e da implementação seja fundamental para haver êxito do município em atingir um nível de qualidade cada vez maior na rede municipal de Florianópolis”, completa Paim.

O congresso contou com conferências, painéis e mesas-redondas sobre o assunto. Também houve apresentação de trabalhos de profissionais da educação nas modalidades “Relatos de Experiência” e “Comunicação Oral de Pesquisa”. Além disso, ocorreram mostras audiovisuais de produções cinematográficas desenvolvidas por estudantes da rede municipal de ensino.