16/05/2020 - RESIDUOS - Comcap
Dia do Gari: Zero casos de Covid-19 entre operacionais da Comcap
Por medida de proteção, 23% dos operacionais mais vulneráveis estão em casa para se proteger

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Dia do Gari 2020

Neste sábado (16), Dia do Gari, há zero casos da Covid-19 entre os trabalhadores em limpeza pública e coleta de resíduos em Florianópolis. Houve em abril dois casos suspeitos que foram testados pela Prefeitura de Florianópolis e descartados.

Dos 1,1 mil garis da Comcap, 23% (263) estão em casa. Os afastamentos iniciaram em 19 de março, acompanhando decreto do governo do Estado, e se intensificaram em 20 de abril por decisão judicial que estendeu a medida a todos os diabéticos e hipertensos.

Trabalham na autarquia 439 garis de coleta, 52 deles, os mais vulneráveis por idade ou condição de saúde, estão afastados durante a pandemia. Entre os 693 garis de limpeza pública, 211 pessoas, quase um terço do contingente, estão em casa para se proteger.

Proteção das pessoas

Em 2 de março, a Comcap providenciou insumos de higiene como álcool gel e sabão líquido em todas as instalações. Em 18 de março, instalou comitê de crise e publicou portaria com medidas de segurança e combate à Covid-19.

No primeiro mês de enfrentamento à Covid-19, entre 19 de março e 19 de abril, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, afastou 175 empregados com mais de 60 anos e aqueles em condições especiais de saúde.

Os que seguiram trabalhando tiveram redução de jornada para evitar a exposição. A jornada voltou a ser integral (com conclusão de tarefa para garis coletores) em 20 de abril, quando mais 212 empregados com registro de diabetes e hipertensão no prontuário médico tiveram de ser também afastados por decisão judicial.

Medidas sanitárias

Desde 18 de março, com comitê de crise instalado, a Comcap mantém as seguintes medidas de proteção:

- fornecimento de álcool gel e solução com sabão líquido nas instalações e para uso nos veículos

- fechamento de refeitórios e de outros locais de aglomeração

- transporte alternativo (em razão da suspensão do transporte coletivo)

- higienização dos veículos

- higienização dos ambientes

- fornecimento de três máscaras do tipo caseiro para cada empregado

- transporte especial na coleta para que permaneçam na cabine no máximo três pessoas (motorista e dois garis) em caminhões antigos e quatro pessoas (motorista mais três garis) nos caminhões novos automáticos.

Alteração de rotinas

Todas as rotinas foram alteradas para combater o contágio, seguindo protocolos municipais. Apenas a coleta convencional (rejeito) foi mantida normalmente. A coleta seletiva (recicláveis) foi suspensa e tem sido restabelecida de forma gradual desde o final de abril. A remoção de volumosos está sendo feita com limitações por falta de pessoal.  Serviços de limpeza pública restringem-se ao essencial, como varrição, limpeza de valas e de pontos de descarte irregular. Foi implantado serviço regular de sanitização de vias (com hipoclorito de sódio) e do entorno de 72 centros de saúde, hospitais e da Passarela da Cidadania onde a Prefeitura de Florianópolis acolhe pessoas em situação de rua.