01/12/2020 - SMSP - Segurança
Subinspetor da GMF escreve livro sobre mudanças na rotina por Covid-19
A pandemia alterou até mesmo o comportamento da equipe, que desde março também é responsável por fiscalizar o cumprimento das medidas de enfrentamento ao vírus

foto/divulgação: Arquivo GMF

Carlos, autor do livro, está à esquerda na imagem.

O trabalho da Guarda Municipal de Florianópolis consiste em diversas frentes de atuação, como fiscalização do trânsito e suporte de acidentes, garantia do cumprimento da lei e flagrante em caso de ilegalidades, e proteção dos bens e serviços municipais. Durante a pandemia da Covid-19, a GMF recebeu mais uma atribuição: garantir o cumprimento das medidas de enfrentamento ao novo Coronavírus. Esta mudança de rotina resultou em um livro, escrito pelo subinspetor da Guarda Municipal da Capital, Carlos Eduardo Pereira Donato.

O subinspetor ressalta ainda que as mudanças foram além da rotina, o próprio comportamento das equipes teve que mudar, com as preocupações com os decretos e todas as alterações de estilo de vida que as pessoas precisaram ter.

“Já atendi enchente, deslizamentos, incêndio, furacão, ciclones e ressacas marítimas, mas nada se compara a este momento”, afirma.

Os relatos contados no livro são parte da rotina que ele e outros agentes da Guarda Municipal viveram de março até o momento. A versão física da obra pode ser encontrada na livraria Letraria, no Rio Tavares, no valor de R$30,00. Também pode ser adquirido em formato de e-book, no link bit.ly/livrogmf, custando R$23,12.

Carlos conta que este livro foi o primeiro, e que outros já estão nos planos. O próximo deve ser dedicado aos 20 anos da Guarda Municipal de Florianópolis, que serão comemorados em 2024.