11/05/2021 - SMI - Infraestrutura
Obras e trânsito fluem nas principais vias da Lagoa e da Joaquina
Avenida das Rendeiras, acesso a várias praias de diferentes bairros, passa por revitalização com duas pistas liberadas ao tráfego

foto/divulgação: Leonardo Sousa/PMF

Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição

Quem passa pelas principais vias públicas da Lagoa da Conceição e da Joaquina, no coração do Leste da Ilha, pode verificar a movimentação de homens e máquinas no trabalho de revitalização da Avenida das Rendeiras e da Avenida Prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago conduzida pela Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura. As obras ocorrem sem grandes transtornos ao trânsito, uma vez que as Rendeiras, que dá acesso a várias praias de diferentes bairros, conta com duas pistas liberadas ao tráfego.

 

 

A Avenida das Rendeiras passa pela substituição do pavimento com lajota por paver (blocos de concreto intertravados) em toda a sua extensão, de 2.272,71 metros. Mas as obras executadas pela empreiteira E.S.E. Construções Ltda. também incluem uma série de obras complementares. São elas, a implantação de ciclovia de concreto asfáltico bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) contínua, passeio acessível e compartilhado com deck de madeira (nos pontos onde a largura da pista da via permitir), e canteiros com paisagismo, no lado da orla da lagoa. Detalhe: a ciclovia poderá ser usada por skatistas e usuários de roller.

 

 

Por conta da revitalização, algumas vagas de estacionamento serão mantidas no lado oposto da orla, ou seja, em frente aos estabelecimentos comerciais e residências, onde a largura da pista da Avenida das Rendeiras possibilitar. Neste lado da via, aliás, haverá passeio contínuo, à exceção do trecho de dunas de preservação ambiental.

 

 

As obras têm prazo de conclusão até setembro deste ano.

 

 

Acácio Garibaldi


 

A revitalização da Avenida Prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago, único acesso de condutores de veículos à Joaquina, também abrange toda a extensão da via, de 2,3 quilômetros. No momento, está sendo trocado o pavimento com lajota por paver, restaurado o passeio, implantada ciclovia e recuperado o sistema de drenagem, em vários segmentos da via.

 

 

A Acácio Garibaldi terá ciclovia à esquerda, no sentido bairro-praia, que será interligada à das Rendeiras. A ciclovia da Joaquina, porém, será unidirecional, com 1,2 metro de largura, em razão da largura da Avenida Prefeito Acácio Garibaldi S. Thiago e da impossibilidade de desapropriação para aumentar a estrutura cicloviária. No mais, a principal via da Joaquina passará por restauração do passeio com rota acessível, recuperação do sistema de drenagem e sinalização viária.

 

 

Feitas pela Pavicon Construções Ltda., estas obras têm previsão de entrega no segundo semestre do ano. Ambas as vias, portanto, ficam prontas antes da alta temporada. "A requalificação da Avenida das Rendeiras e do acesso à praia da Joaquina terá um novo conceito, digno  da beleza da região", enfatizou o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.


galeria de imagens