17/08/2010 - FCFFC - Cultura
Galeria Municipal de Arte realiza monitoria com estudantes
Escolas interessadas em agendar visita à exposição Júlia Iguti - Xilogravuras devem fazer contato com a Fundação Franklin Cascaes

foto/divulgação: Dieve Oehme

'Caronte, o Barqueiro do Inferno' é uma das gravuras de Júlia Iguti que abordam personagens da mitologia

A Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti possui um programa de monitoria para visitas às exposições realizadas no local. Esta semana, o espaço vai receber alunos de instituições públicas e privadas de Florianópolis, na faixa etária de seis a 17 anos, que irão apreciar a mostra de xilogravuras da artista plástica Júlia Iguti. A iniciativa faz parte de uma ação educativa da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) para ampliar o acesso dos estudantes a obras de arte.

 

O programa de monitoria da Galeria Pedro Paulo Vecchietti atende instituições de ensino públicas e particulares. Escolas interessadas em agendar visitas à galeria devem entrar em contato com a Diretoria de Artes da Fundação Franklin Cascaes, pelo telefone (48) 3324-1415. A exposição de xilogravuras pode ser visitada até 17 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

 

Nesta terça-feira (17/08), a galeria recebe a visita de alunos do 2º grau, do Colégio Santa Catarina (Centro), às 13h30. Na quarta e quinta-feira, a monitoria será dada a crianças e adolescentes atendidos pela Fundação Vidal Ramos (Centro), e que visitam a exposição às 14h30. Na sexta-feira, também às 14h30, a agenda está reservada para crianças da 3ª e 4ª séries da Escola Dedobrada Municipal Lupércio Belarmino da Silva (Ribeirão da Ilha).

 

Além de apreciar as 32 gravuras em exposição, os estudantes serão convidados a descobrir sensações que as obras despertam. Vão saber um pouco sobre os materiais e técnicas utilizados e, a cada gravura, poderão construir uma leitura própria a partir das imagens e histórias dos personagens. Os trabalhos de Júlia Iguti abordam temas da mitologia, da literatura, e cenas do cotidiano.

 

A artista

 

Nascida em Marília (SP), a arquiteta e artista plástica Júlia Iguti formou-se pela FAU/USP, em 1975.  Fez diversos cursos de litografia, xilogravura, serigrafia, gravura em metal, e cerâmica. Os trabalhos da artista já foram vistos em exposições coletivas no Museu de Arte Moderna (MAM) em São Paulo, e no Centro Cultural Saint Nazaire, na França. Individualmente, expôs no Centro Cultural São Paulo, em São Paulo; no Victor Meirelles e no Museu de Artes de Santa Catarina, em Florianópolis, entre outros espaços da cidade.

 

Júlia Iguti foi premiada com menção honrosa no 7º Salão Catarinense de Novos Artistas Plásticos e com o 1º lugar na seleção para a capa de lista telefônica, edição de 91/92. A artista é verbete no Indicador Catarinense de Artes Plásticas, edições de 1988 e 2000. Foi também diretora do DAC, Departamento Artístico Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Serviço:

 

O Quê: Visita de estudantes à Galeria Municipal de Arte

           Pedro Paulo Vecchietti

            *Monitoria à exposição Júlia Iguti – Xilogravuras

             Agendamento com a Fundação Franklin Cascaes

             (48) 3324-1415 / Departamento de Artes

 

Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti

          Praça 15 de Novembro nº 180 – Centro

          Esquina com Rua Tiradentes

 

Quanto: gratuito

 

Agenda da semana

 

Terça-feira (17/08) – Colégio Santa Catarina (13 a 17 anos) – 13h30

Quarta-feira (18/08) – Fundação Vidal Ramos (6 a 9 anos) – 14h30

Quinta-feira (19/08) – Fundação Vidal Ramos (10 a 13 anos) – 14h30

Sexta-feira (20/08) – E.D.M. Lupércio Belarmino (8 a 10 anos) – 14h30

 

 


galeria de imagens