31/08/2021 - SMS - Saúde
Terapia com antirretroviral pode fazer com que pessoas que vivem com HIV não transmitam

foto/divulgação: Divulgação/PMF

O tratamento diminui a gravidade das complicações da doença, os riscos de transmissão e aumenta a qualidade de vida dos pacientes.

O Sistema Único de Saúde (SUS) de Florianópolis oferece a terapia antirretroviral (TARV), um tratamento gratuito para pessoas que vivem com HIV. O tratamento diminui a gravidade das complicações da doença, os riscos de transmissão e aumenta a qualidade de vida dos pacientes.
 
A carga viral diminui consideravelmente com o tratamento, a ponto de tornar-se indetectável no organismo. É improvável que pessoas com a carga viral indetectável por mais de seis meses transmitam a doença em relações sexuais sem preservativos, ou seja, se é indetectável, é intransmissível. A medida reforça a importância da continuidade do tratamento contra o vírus.
 
Saiba mais em: http://www.aids.gov.br/indetectavel/
  
O uso de preservativos continua sendo essencial para prevenir o contágio de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, já que a TARV não impossibilita o contágio dessas doenças. Em casos de mães com HIV, o vírus pode ser transmitido durante a amamentação, independentemente do nível da carga viral.  
 
Onde fazer testes para a doença em Florianópolis
 
No município é possível fazer testes para todas as Infecções Sexualmente Transmissíveis na rede de saúde municipal. Há ainda a possibilidade de solicitar um autoteste totalmente gratuito, entregue pelos Correios por meio do site: https://www.ahoraeagora.org/.
 
Atendimento
 
Nas quatro Polínicas do município estão os Centros de Testagem de Resposta Rápida. Nos locais, os enfermeiros e infectologistas oferecem testes rápidos e inicio imediato do tratamento. 
Entre em contato com o WhatsApp da equipe dos Centros de Testagem de Resposta Rápida: 
 
- Centro (48) 99121-5517 ou 99187-5566
- Continente (48) 99959-3242
- Sul (48) 99603-4203
- Norte (48) 98849-4499 ou 98868-1257.