11/01/2022 - SMS - Saúde
COVID-19| Número de testes diários em Florianópolis é igual a do RJ
Capital fluminense tem população 12 vezes maior

foto/divulgação: Marcos Albuquerque/PMF

Número de testes diários contra a Covid em Florianópolis é igual a do RJ

 

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, tem o mesmo número de testes diários que o Rio de Janeiro, segundo informações do portal oficial do governo do RJ. Segundo o portal, são oferecidas 2.100 vagas por dia para agendamentos de testes. Em Florianópolis, o número é de cerca de 2.200 testes ao dia em oito pontos de testagem contra Covid-19.
 
Além da capacidade diária, a Prefeitura de Florianópolis pretende ampliar a testagem nos próximos dias, bem como a contratação de mais profissionais para atuação no SUS Municipal. Esta semana, cerca de 150 profissionais de saúde que estão sendo chamados, além de 130 na semana anterior. Até o momento, 44 profissionais assumiram as vagas e a administração municipal segue reforçando a importância destes servidores.
 
Confira os pontos de testagem para pessoas sem sintomas:
 
Das 9h às 17h:
 
- Sapiens Park no Norte da Ilha;
- Centro comunitário Fazenda do Rio Tavares, ao lado da Escola de Ensino Médio Vereador Oscar Manoel da Conceição - próximo ao Tirio. 
 
Das 8h30 às 16h:
 
- Ginásio do NEIM Celso Ramos. 
 
Pessoas com sintomas: 
 
As pessoas com sintomas de Covid-19 devem ser encaminhadas pelo Alô Saúde Floripa ou equipes de Saúde. Isto porque somente estas equipes podem indicar qual o melhor momento para testagem e conduta ao paciente. O momento errado da coleta do teste pode gerar um falso negativo.
 
- Ponto de testagem itinerante no Terminal Cidade de Florianópolis - Terminal Velho -, das 9h às 17h.
 
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, reforça que pessoas atendidas por serviços privados e hospitais que precisem fazer agendamento pelo SUS necessitam passar pelo Alô Saúde Floripa anteriormente, para testagem contra COVID-19.
 
Além deste ponto, a Capital possui mais quatro pontos de testagem para pacientes com sintomas, no Norte, Sul, Centro e Continente. Ao todo são oito pontos de testagens na Capital.