27/06/2022 - SME - Educação
Fora da creche, professora da rede municipal da capital ginga na capoeira
Karime Danielle, conhecida como Minnie, fundou uma escola com o marido para a prática que mistura esporte, luta e dança

foto/divulgação: Arquivo SME

Karime Danielle Silva atua no Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis Luiz Paulo da Silva, no Santinho

 

Karime Danielle Silva atua no Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis Luiz Paulo da Silva, no Santinho. É professora regente de um grupo de crianças de 5 e 6 anos de idade. Fora do Neim é monitora na Escola de Capoeira Maré Brasil, fundada em 2008 por ela e o marido, Anderson, o contramestre Rato. Minnie é o nome dela de batismo nessa representação cultural que mistura, esporte, luta, dança, música e brincadeira. É responsável por ministrar aulas teóricas e práticas. 
 
Minnie diz que a escola foi Idealizada com o objetivo de oferecer aos praticantes o desenvolvimento da cidadania e a preservação da saúde promovendo qualidade de vida.
 
Os três filhos do casal, Kauan, 9 anos, Byanka, 8 anos, e Kaue, 3 anos,  participam das atividades no espaço da família e acompanham os pais nas vivências de rodas de capoeira e apresentações em ambientes públicos, como praças e praias.
 
A arte caracteriza-se por movimentos ágeis com utilização dos pés, as mãos e de elementos ginástico-acrobáticos. 
Praticante há 16 anos, para Minnie, a capoeira “nutre o meu corpo, a alma e o coração, enriquece meu ser. Sinto-me mais confiante, fortalecida e disposta a desenvolver o melhor em mim e enfrentar os desafios cotidianos gingando com leveza e mandinga”. 
 
Aos 38 anos, a paulista de Carapicuíba, enfatiza que a capoeira lhe proporciona subsídios para atuar como professora no núcleo de educação infantil na formação humanizada, integral e cidadã das crianças.
“De maneira brincante, foco em valorizar a cultura da infância e as individualidades dos integrantes de cada grupo em que atuo, situando-os como seres portadores de direitos, promovendo um movimento de ensino-aprendizagem significativo”.

 


galeria de imagens